REALIZADO NO DIA 03 DE JUNHO O 1° WORKSHOP CONVERSA SUSTENTAVEL CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE MAIS DE 100 PESSOAS QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE DIALOGA

O 1°Workshop Conversa Sustentável, contou com a participação de mais de 100 pessoas que tiveram a oportunidade de conversar com os palestrantes em sobre os dilemas e questões sobre sustentabilidade.

No primeiro painel, os participantes, muitos do setor da construção civil, esclareceram suas dúvidas sobre as diferenças entre sustentabilidade corporativa e certificações de empreendimentos. Apesar do foco do evento não ter sido diretamente certificações ou construção sustentável, foi possível apreender sobre, por exemplo, as questões que estão em discussão na nova Norma de Responsabilidade Social a ISO 26000. Apresentada por Aron Belink responsável pela GAO – Grupo de Apoio as ONGs, a nova norma promete fazer valer de vez as questões sobre responsabilidade civil que envolve por exemplo a contratação de fornecedores. Marcelo Torres do Grupo Santander Brasil, elucidou seu exemplo como profissional do Banco Real, que ao entrar para o setor de sustentabilidade do Banco teve que enfrentar muitos desafios entre eles de explicar para as pessoas o conceito de sustentabilidade, hoje superintendente de sustentabilidade do grupo, Marcelo apresentou durante a sua palestra que a sustentabilidade traz muitas oportunidades de negócios. Luiz Alexandre, do Instituto Jatobás, apresentou o modelo que está sendo aplicado no desenvolvimento sustentável do Município de Pardinho, interior de São Paulo, já Isaac Edington, apresentou o seu trabalho no Instituto Ecodesenvolvimento e a importância da comunicação para formação de uma cultura para sustentabilidade. O primeiro painel foi encerrado com um diálogo sustentável, onde muitas dúvidas foram esclarecidas sobre questões que envolvem a gestão para sustentabilidade nas empresas.

No segundo painel, os participantes tiveram a oportunidade de apreender sobre os itens de sustentabilidade que foram implantados nas lojas verdes do Pão de Açúcar Indaiatuba e da C&C Casa e Construção, ambas seguiram as diretrizes de construção sustentável, entretanto, a Loja verde C&C não está em busca de uma certificação, Lauro Carvalho apresentou durante o diálogo aos participantes que mesmo que um empreendimento não esteja em busca de certificação é preciso ficar atento as questões que envolvem o uso e a manutenção dos espaços, principalmente por que estamos falando de uma nova cultura, que inclui os usuários como ponto chave de sucesso deste tipo de empreendimento. Leandro Plentz do Grupo Pão de Açúcar, afirmou que mesmo que o grupo não busque selo em outros empreendimentos é uma diretriz do grupo adotar os critérios de construção sustentável nos novos empreendimentos do grupo. Luiz Fernando Lucho da Construtora Ecoesfera apresentou o seu trabalho na construção de empreendimentos sustentáveis e os diferenciais construtivos que garantem economias aos usuários dos empreendimentos da Ecoesfera exclusivos no país. Já Roberto Loureiro da Tecnisa apresentou a estratégia de comunicação da empresa no lançamento do seu mais novo produto voltado para a 3ª idade que no futuro representará maior percentual de pessoas no Brasil. As preocupações da construtora e seus investimentos de marketing estão voltados ao atendimento da nova demanda social ”Hoje os empreendimentos não estão preparados para atender o envelhecimento da nossa população e através do Personal Tecnisa os usuários poderão personalizar o empreendimento conforme a necessidade dos usuários”.

As apresentações que foram autorizadas pelos palestrantes estarão disponíveis no site do Workshop para download.

O próximo Workshop está sendo planejado para Salvador no segundo semestre de 2009.