SEMANA DA CONSTRUÇÃO EM SÃO PAULO

REVESTIR E FEICON PROMETEM NOVIDADES EM SUSTENTABILIDADE
NO SETOR

A partir de amanhã, serão realizados dois eventos que fazem parte da agenda da Construção em São Paulo: FEICON BATIMAT 17º Feira Internacional da Indústria da Construção e a Revestir Feira Internacional de Revestimentos.

Diferente do ano passado, a Revestir 2009, pretende mostrar aos participantes as novidades em Sustentabilidade. Para o setor, o mais relevante são os aspectos ambientais, pois o processo de fabricação das cerâmicas apresentam impactos significativos no meio ambiente.

A Cerâmica Lepri, trabalha com matéria prima a partir da reciclagem de lâmpadas fluorescentes, que hoje representa no Brasil um grande problema em relação ao seu descarte, pois existem poucas empresas que conseguem no processo de reciclagem extrair o mercúrio um metal pesado que pode causar danos a saúde do homem e da natureza.

Outras iniciativas do setor estão na redução da queima do gás natural que segundo o inventário da CETESB, uma das industrias cerâmicas do estado é responsável por 60.381 toneladas ano de CO2 na natureza. E a Eliane traz para a feira o porcelanato , feito com até 60% de massa reaproveitada e uso consciente de energia limpa (90% de água reaproveitada do processo e até 50% de economia de energia elétrica). Outras iniciativas sustentáveis estarão em exposição na feira

http://www.exporevestir.com.br/

A Feicon Batimat, promete trazer novidades em Sustentabilidade, durante o evento estão previstas a realização de 02 seminários sobre Sustentabilidade além a apresentação da Casa Aqua, uma iniciativa da Inovatech.

A Inovatech Engenharia, o projeto é uma iniciativa conjunta da Missão Econômica da França no Brasil, da Fundação Vanzolini e da Reed Exhibitions Alcântara Machado. A casa foi concebida para atender aos critérios do Referencial Técnico de Certificação da Construção Sustentável – Processo Aqua (Alta Qualidade Ambiental), lançado em abril do ano passado pela Fundação Vanzolini, inspirado no sistema francês HQE (Haute Qualité Environnementale) e adaptado à realidade brasileira.Nesta ocasião, será possível conferir os sistemas que tornam a casa sustentável, tais como reaproveitamento de água, automação com vistas à redução de consumo de energia e conforto ambiental, utilização de energia solar e de produtos e materiais recicláveis, entre outros.

SEMINÁRIO BRASIL/FRANÇA: CIDADES SUSTENTÁVEIS, CONCEITOS E APLICAÇÕES PRÁTICAS
Local: Hotel Holiday Inn Parque AnhembiData: 24/03/2009 (terça-feira) Sala São Paulo I

SEMINÁRIO GREEN BUILDING COUNCIL: “CONSTRUINDO UM FUTURO SUSTENTÁVEL”

Local: Hotel Holiday Inn Parque Anhembi Data: 27/03/2009 (sexta-feira)
Maiores Informações:

http://www.feicon.com.br/home/index_pt.php

Autora: Vivian Aparecida Blaso Souza Soares César, Relações Públicas especialista em Sustentabilidade