RETROSPECTIVA CONVERSA SUSTENTÁVEL

Caros Amigos,

Estamos chegando ao término de mais um ano, e o Blog Conversa Sustentável gostaria de fazer uma retrospectiva sobre a sustentabilidade no Brasil em 2008.

Quando começamos este Blog, fomos incentivados como as demais mídias a falar de sustentabilidade em função do relatório da ONU sobre as mudanças climáticas, o documentário do Algore, do colapso da Amazônia e da saída da Marina Silva do governo Lula. Todos estes fatos foram amplamente divulgados pela mídia e no momento seguinte, dormimos marrom e acordamos “verdes”. Começamos a perceber um movimento impulsionado pelo marketing das empresas preocupadas com sua imagem em comunicar para seus públicos as suas atividades sob a ótica da preservação ambiental.

No setor da construção civil, encontramos um verdadeiro “desespero” dos fornecedores de insumos para se adequar ao atendimento das especificações exigidas pelo sistema de certificação de empreendimento LEED tais como; localização das matérias primas, incorporação de conteúdo reciclado, certificados de qualidade, legalidade e formalidade da empresa e gestão ou política de gestão dos resíduos gerados tanto no processo de fabricação quanto na execução e entrega dos produtos nas obras. Levou um tempo (um rápido tempo) para que os profissionais do setor percebessem que além da adequação dos produtos ás exigências comerciais demandadas em função das certificações existentes no Brasil era necessário também incorporar no processo de gestão do negócio de maneira transversal o tema sustentabilidade.

Os fornecedores começaram a perceber que, além disso, seria necessária uma nova postura das equipes de desenvolvimento de produtos e projetos que agora terão que incorporar em seus produtos, aspectos sociais, econômicos e ambientais. Passamos mais uma etapa de descobertas e aprendizados e nos dedicamos a mostrar em nosso Blog os indicadores de sustentabilidade que tem sido utilizado pelas empresas no Brasil. Abordamos também temas como: Papel do Gestor Responsável pela Sustentabilidade, Liderança Responsável, Resgate aos conceitos de Ética e Cidadania, Diversidade, Inovações em produtos até chegarmos à discussão da Crise e a Sustentabilidade.

Neste cenário, de evolução acelerada, percebemos que há muito que se fazer para promover a tão esperada transformação necessária dos padrões atuais de produção e consumo, entretanto, existe uma evolução significativa das empresas em aceitar que sustentabilidade é um caminho sem volta. No próximo ano, acreditamos que apesar da crise, será um ano de consolidação da sustentabilidade no Brasil, principalmente, na construção civil que hoje vem impulsionando a cadeia de suprimentos para adequação de seus produtos e processos aos aspectos de sustentabilidade. A construção sustentável também vem impulsionando o varejo a adotar pratica de sustentabilidade com seus usuários, exemplo que as grandes redes de supermercados vêm fazendo no mundo. Finalmente chegamos no varejo, talvez um dos pontos mais preciosos da sustentabilidade dos empreendimentos que já estão em operação no Brasil porque o varejo é o impulsionador do consumo e é nele que acontecem as interações entre o homem e os empreendimentos. Neste ponto, é necessário comunicar, educar e motivar o consumidor a compreender o porquê de o empreendimento possuir uma certificação ou selo LEED. As equipes de marketing e gestão têm que se desdobrar para comunicar ao consumidor os aspectos que fazem a empresa se diferenciar das demais existentes no mercado das que não possuem os mesmos padrões. È necessário comunicar com responsabilidade, com linguagem adequada, pois a sociedade tem acesso a um espaço inovador e incentivador de uma nova cultura onde pretende se instalar a cultura da sustentabilidade.

Superamos os conhecimentos no varejo sustentável, percebemos que as empresas começam a entender que sustentabilidade em empreendimentos não é apenas uma certificação, mas um conceito que deverá ser incorporado na gestão da empresa como filosofia, estratégia e principalmente nas atitudes e nos procedimentos. As perspectivas para 2009 é que o conceito de sustentabilidade apesar de banalizado pela alta exposição na mídia seja amplamente discutido e difundido nas escolas, universidades, empresas e entidades de classe que tem como objetivo incentivar os stakeholders a pensarem suas atitudes e processos sob a ótica da sustentabilidade. Desejamos a todos ótimas descobertas e esperamos continuar contribuindo com a disseminação deste conceito tão relevante a nossa sociedade.

Autora: Vivian Aparecida Blaso Souza Soares César, Relações Públicas especialista em Sustentabilidade