O evento contou com a participação de jornalistas e blogueiros da América Latina que tiveram a chance de conhecer e conversar com os responsáveis pelos projetos da Nokia no mundo. O Blog Conversa Sustentável esteve presente durante o evento e agora pode compartilhar as práticas da Nokia neste espaço.
“Para a Nokia, ser líder do seu segmento só aumenta sua responsabilidade com as pessoas com as quais se relaciona, ou seja, o que importa é ter um negócio bom que seja bom para as pessoas, afirmou César Castro, Diretor Geral da Nokia – Região Andina, América Central e Caribe.
Tecnologia Remade“Consiste na fabricação de celulares utilizando somente materiais reciclados, para assim minimizar o uso de recursos naturais e permitir uma utilização mais eficiente de energia”. Com o conceito Zero Wast Charger, (Carregador Inteligente) a Nokia experimenta através de 05 protótipos em teste no mundo um dispositivo que permita reduzir o desperdício de energia nos carregadores onde será possível carregar qualquer aparelho Nokia com apenas 1hora e onde o carregador irá desligar automaticamente evitando o consumo de energia desnecessária. Andrew J. Gartrell, Especialista Sênior, em Design – Nokia afirmou que no mundo inteiro as pessoas têm o hábito de conectar seus aparelhos para recarga durante a noite e retirando apenas pela manhã o que provoca um gasto desnecessário de Wats que poderiam abastecer várias cidades no mundo. “Pequenas ações para grandes mudanças é isso que a Nokia acredita, afirmou Andrew.”
Mitti Storckovius, Diretora do Meio Ambiente e de Dispositivos – Nokia apresentou Durante o evento, as iniciativas da Nokia para as melhores práticas ambientais, dentre elas estão: ISO 14001, diminuição de componentes tóxicos nos aparelhos celulares, tratamento de efluentes, redução do uso de papel inclusive nas embalagens, reciclagem dos aparelhos e educação ambiental.
Atualmente, até 85% de um telefone da Nokia é reciclável, são mais de 450 pontos de coleta apenas na América Latina e a empresa está se preparando para recolher inclusive aparelhos de outros fabricantes.
Os aparelhos são destinados para indústria de eletro eletrônica após passarem por uma triagem. As pessoas podem levar seus aparelhos às principais lojas da Nokia nos seguintes países: Caribe, México, Brasil, Chile e Peru.
Outra iniciativa foi à mudança nos tamanhos das embalagens, com a redução do tamanho e da espessura do papel cartão da caixa a empresa conseguiu reduzir em até 60% o tamanho das embalagens em relação às antigas.
“Caixas menores significam menos caminhões para o transporte da fábrica ao destino final. Com esta medida, 5.000 caminhões deixaram de circular, gerando menos emissão de gás carbônico na atmosfera”.
“O programa Entra 21 treina as pessoas em desvantagem e alta vulnerabilidade social, com empregos de qualidade. Mais de 6.500 jovens estão sendo beneficiados em países como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Venezuela, além da América Central”
“Nokia Data Gathering” (www.nokia.com/datagathering), uma solução de software para ajudar o setor público e organizações sem fins lucrativos (ONGs) a arrecadarem dados de maneira rápida e eficaz. A ferramenta pode ser utilizada na agricultura, censo demográfico, saúde (epidemias) ou serviços de emergência, como desastres naturais.
“Nokia Helping Hands é o programa de voluntários que a companhia apóia para gerar um acentuado beneficio social nas comunidades. Os projetos são aprovados de forma local e são os mesmos colaboradores, com o seu tempo e esforço, que materializam a iniciativa”
Conheça todos os projetos da Nokia através do site http://www.nokia.com.br/