Afinal de quem é o maior patrimônio verde do Brasil?
A Amazônia, vem se tornado cada vez mais alvo da cobiça internacional pela sua extensão territorial e sua biodiversidade. Já foi considerada por muitos como pulmão do mundo e hoje corremos sérios riscos de perdê-la para estrangeiros talvez pela nossa incapacidade de administrar os recursos naturais cada vez mais escassos no planeta.
E agora?
O que fazer, diante das ameaças mais eminentes de invasão de estrangeiros para tomada das terras que é considerada patrimônio da humanidade? O Brasil está vulnerável às criticas internacionais em função dos últimos acontecimentos políticos na área ambiental tais como; as denúncias da ex-ministra Marina Silva sobre o desmatamento na Amazônia, o projeto “Amazônia Sustentável” que foi entregue pelo Presidente Lula ao Ministro de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger e o pedido de demissão da Marina Silva.
Com a saída da Ministra a imprensa e os órgãos internacionais encontraram solo fértil para causar verdadeiro pavor nos ambientalistas mais radicais.
Entenda porque todos querem a Amazônia
“61% do território brasileiro é ocupado pela Amazônia legal o que corresponde a 9 estados Brasileiros”.
“O Rio Amazonas corresponde a um quinto a água doce do planeta, e segundo a ONU, a 21% de toda água doce vital ao homem”.
“96% das reservas de nióbio encontram-se na Amazônia”
“Em função da sua biodiversidade laboratórios do mundo inteiro buscam patentes para seus medicamentos.
*Fonte: Revista ISTO É, 28 de maio/2008 nº 2012 Ano 31
Mas afinal, como manter Índios, Madereiros, Pecuaristas, ONGS e Agricultores em sinergia para promoção do desenvolvimento Sustentável da Amazônia? Temos que pensar nos 25 milhões de brasileiros que residem na região e necessitam de oportunidades e inclusão social.
È possível que a Amazônia seja sustentável, entretanto, os interesses, econômicos estão á frente dos interesses sociais e ambientais e quando isso acontece em larga as escala conseqüências não serão boas.
PAS – Plano Amazônia Sustentável – Talvez, o PAS seja o caminho mais apropriado para garantir que este patrimônio da humanidade continue sendo administrado pelo Brasil. Para a equipe do Blogger Conversa Sustentável, ficam dois questionamentos um para o governo e outro para os brasileiros:
Caro Presidente – Não está na hora de voltar a ter aquela vontade política de mudar o rumo da história do país com nos velhos tempos de sindicato?
Brasileiros – O Blogger Conversa Sustentável conta com o apoio no envio de comentários e sugestões que posteriormente serão enviadas através de uma correspondência ao Ministro de Meio Ambiente com cópia para o presidente Lula.
Para maiores informações sobre o PAS acesse:
www.mma.gov.brAutora: Vivian Aparecida Blaso Souza Soares César, Especialista em Sustentabilidade