INOVAÇÕES EM PRODUTOS

“CERÂMICA GYOTOKU NOS CAMINHOS DA SUSTENTABILIDADE”

As dimensões sociais e ambientais das atividades empresariais passaram a se tornar um fator intrínseco das atividades econômicas contribuindo para construção de redes e conexões que possibilitem uma melhoria na gestão da sociedade. Nas discussões sobre sustentabilidade muito tem se falado de novas formas de produção que levem ao consumo mais consciente e conseqüentemente a uma nova maneira de fazer negócios. Custos cada vez mais elevados de matérias primas oriundos de recursos naturais não renováveis têm levado as organizações a buscarem novas formas de produção.

Hoje, é possível perceber que pequenos investimentos podem levar a resultados significativos principalmente quando é possível conseguir inserir conteúdo reciclado, ou materiais que seriam descartados como lixo em novos produtos garantido a sua qualidade e especificação técnica e um ciclo de vida compatível com sua função e seu uso.

O desafio das equipes de novos projetos é o de buscar novos caminhos que assegurem ao consumidor a iniciativa de um consumo mais consciente através da fabricação de produtos inovadores com tecnologias mais limpas garantindo a sua qualidade.

Neste caminho, muitas empresas fornecedoras de insumos para a construção civil, têm adotado novas medidas em seus processos de fabricação ou até agregando novos produtos em seu mix com essa filosofia permitindo cada vez mais a redução dos impactos ambientais e sociais gerados pelas suas atividades.

A Cerâmica Gyotoku, primeira indústria cerâmica a ousar em inovação para sustentabilidade, lançou no mercado este ano a pastilha Ecoglass. Produzido com conteúdo reciclado o produto possui estética e preço competitivo ás demais ofertas do mercado. A pastilha foi desenvolvida para atender as novas demandas do setor da construção civil que hoje necessita de melhoria em seus processos uma vez, que este setor é o responsável por 40% de emissões de CO2 do planeta. Essa iniciativa levou a empresa a ganhar o Prêmio Planeta Casa na categoria Novos Produtos em Materiais de Construção.

A empresa vem investindo em novos produtos que otimizem a utilização de recursos naturais não renováveis e que atendam as especificações técnicas exigidas pelo mercado. Além da fabricação e comercialização de produtos e sistemas construtivos mais eficientes a empresa também está apostando na inserção do tema sustentabilidade em sua gestão.

Para mais informações acesse o site http://www.gyotoku.com.br

Autora: Vivian Aparecida Blaso Souza Soares César, Relações Públicas especialista em Sustetabilidade