AFINAL, O QUE É SUSTENTABILIDADE

Afinal, o que é Sustentabilidade?

Definições:

“Segundo o Relatório de Brundtland (1987), sustentabilidade é: “suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas”. Isso é muito parecido com a filosofia dos nativos dos Estados Unidos, que diziam que os seus líderes deviam sempre considerar os efeitos das suas ações nos seus dependentes após sete gerações futuras”. “O termo original foi “desenvolvimento sustentável,” um termo adaptado pela Agenda 21, programa das Nações Unidas. Algumas pessoas hoje, referem-se ao termo “desenvolvimento sustentável” como um termo amplo pois implica em desenvolvimento continuado, e insistem que ele deve ser reservado somente para as atividades de desenvolvimento. “Sustentabilidade”, então, é hoje em dia usado como um termo amplo para todas as atividades humanas.(Wikipédia, a enciclopédia livre)”.

“Para o setor empresarial, o conceito de sustentabilidade representa uma nova abordagem de se fazer negócios que, simultaneamente, promove inclusão social (com respeito à diversidade cultural e aos interesses de todos os públicos envolvidos no negócio direta ou indiretamente), reduz – ou otimiza – o uso de recursos naturais e o impacto sobre o meio ambiente, preservando a integridade do planeta para as futuras gerações, sem desprezar a rentabilidade econômico-financeira do empreendimento. Esta abordagem, ao lado das melhores práticas de governança corporativa, cria valor ao acionista e proporciona maior probabilidade de continuidade do negócio no longo prazo, ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento sustentável para toda a sociedade neste planeta”. (Fonte: ISE, Bovespa São Paulo)

A substituição de matérias primas, a preservação ambiental, a preocupação com as relações trabalhistas, relacionamento com os stakholders e a responsabilidade social, tem sido levada a sério principalmente pelas empresas que tem buscado investimentos externos para o seu crescimento.

No Brasil, as empresas têm se preocupado com o tema, principalmente no que diz respeito às organizações que dependem intrinsecamente de matérias primas não renováveis como insumo em sua cadeia produtiva.

As empresas brasileiras, que tem sido pressionada por alguns destes aspectos relacionados acima, estão em busca da adoção de práticas sustentáveis como: programa de voluntários entre os colaboradores, campanhas de educação e preservação ambiental, apoio e patrocínio em projetos sociais e ambientais com objetivo de associar a sua marca com o tema. Estes grupos de empresas que vem adotando práticas sustentáveis pertencem a um grupo consciente sobre a sua responsabilidade frente ao desafio de ser sustentável.

Existem também algumas empresas que além de adotarem práticas sustentáveis querem atrair investidores estrangeiros e no futuro pretendem abrir capital. Essas organizações buscam aperfeiçoamento contínuo através de indicadores e metas para redução e otimização de seus impactos sob todos os departamentos envolvidos. Após um diagnóstico preciso em todos os aspectos pertinentes a sustentabilidade: econômico, social e ambiental, a organização estabelece um sistema de pontuação para cada indicador levantado e passa a controlar se suas metas estão sendo alcançadas. Para que isso ocorra, ainda serão necessários alguns passos imprescindíveis para o sucesso da implementação da sustentabilidade empresarial:

Ø Sensibilização da Diretoria
Ø Formação de Lideranças
Ø Boas Práticas de Governança Coorporativa
Ø Transparência no relacionamento com seus stakholders.

Após todas essas etapas, a empresa está preparada para preencher alguns questionários existentes no Brasil que irão gerar um relatório de práticas sustentáveis:

Ø ETHOS
Ø GRI
Ø CEBEDS
Ø ISE

Na próxima edição o conversa sustentável irá apresentar algumas empresas brasileiras que tem adotado a Sustentabilidade Empresarial como estratégia de seus negócios e os indicadores ETHOS, GRI, CEBEDS e ISE.Autora: Vivian Aparecida Blaso Souza Soares César, Relações Públicas, especialista em Sustentabilidade

2 comentários em “AFINAL, O QUE É SUSTENTABILIDADE”

  1. Oi Vivian

    Sou Richard do GRS ainda com a cabeça fervendo com os assuntos do Modulo II. Estava vendo os vários artigos do Blog e este sobre “definições” me chamou a atenção.

    Lembrei da minha pergunta hóje para o palestrante sobre quais as conexões e diferenças entre os significados de Responsabilidade Social(RS), Desenvolvimento Sustentável(DS) e Sustentabilidade (Su).

    As respostas foram:

    RS = a responsabilidade da empresa para contribuir para o DS;

    DS = o desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento (humano) que satisfaz as necessidades da geração atual sem prejudicar as futuras gerações na satisfação das suas necessidades (assim contribuindo para a Su)

    Su = continuação da vida no planeta com qualidade de vida (humana)a longo prazo

    Eu entendo a lógica da seqüência de RS para o DS porque se trata de desenvolvimento econômico ( proportionando qualidade de vida para humanos) e cuidados para reduzir os impactos ambientais.

    Mas o próximo passo (DS para Su)não me parece ser lógico porque o desenvolvimento econômico(= aumento de um processo linear de consumo de recursos naturais)não é sustentável “forever” no sentido de estar compatível com a redução de impactos ambientais (mesmo com inovação e tecnólogia).

    Assim um dia os “serviços de ecosistemas” vão entrar em colapso.

    DS é o objetivo certo?

    O que você pensa?

    Bjo

    Richard

  2. Olá Richard,

    Estou pensando, pensando e pensando… Ainda não consegui elaborar uma resposta coerente, pois se levarmos essa discussão para o campo do “consumo” ou para o campo do ‘lucro” considerando que a perenidade das empresas depende do consumo e conseqüentemente da sua lucratividade, qual será o momento que as organizações e a sociedade irão perceber que primeiro: os recursos naturais são finitos e a sobrevivência da nossa espécie depende intrinsecamente dos mesmos, segundo, se o desenvolvimento sustentável depende das responsabilidades das empresas em todas as dimensões apresentadas pelo “Biograma” e as empresas, governo e a própria sociedade atual cumpre apenas algumas parcelas daquilo que vimos ontem na discussão do curso dos 31 mandamentos eu diria que na verdade com uma visão pessimista estamos já estamos vivendo este colapso. Portanto, o desenvolvimento sustentável é algo que estaremos sempre almejando, pois para que ele aconteça não podemos ter gargalos em nenhuma parte do processo de produção e consumo. Para confortar este dilema eu me apoio no campo espiritual e acredito que como nos outros grandes momentos de crise da humanidade o homem irá recorrer a este campo para confortar as suas próprias atitudes perante a vida. Acredito ainda, que nossos filhos, netos ou seja as próximas gerações já estarão com a sua carga genética aflorada para resolverem as questões que estamos nos debatendo sem respostas claras e objetivas. Bem, essa não é uma resposta definitiva, mas é o reflexo das minhas e suas dúvidas que consegui intuir até o momento. Abraços, e obrigada por contribuir com as discussões do Blog.

    Vivian Blaso

Comentários encerrados.