AFINAL, O QUE É SUSTENTABILIDADE

Afinal, o que é Sustentabilidade?

Definições:

“Segundo o Relatório de Brundtland (1987), sustentabilidade é: “suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas”. Isso é muito parecido com a filosofia dos nativos dos Estados Unidos, que diziam que os seus líderes deviam sempre considerar os efeitos das suas ações nos seus dependentes após sete gerações futuras”. “O termo original foi “desenvolvimento sustentável,” um termo adaptado pela Agenda 21, programa das Nações Unidas. Algumas pessoas hoje, referem-se ao termo “desenvolvimento sustentável” como um termo amplo pois implica em desenvolvimento continuado, e insistem que ele deve ser reservado somente para as atividades de desenvolvimento. “Sustentabilidade”, então, é hoje em dia usado como um termo amplo para todas as atividades humanas.(Wikipédia, a enciclopédia livre)”.

“Para o setor empresarial, o conceito de sustentabilidade representa uma nova abordagem de se fazer negócios que, simultaneamente, promove inclusão social (com respeito à diversidade cultural e aos interesses de todos os públicos envolvidos no negócio direta ou indiretamente), reduz – ou otimiza – o uso de recursos naturais e o impacto sobre o meio ambiente, preservando a integridade do planeta para as futuras gerações, sem desprezar a rentabilidade econômico-financeira do empreendimento. Esta abordagem, ao lado das melhores práticas de governança corporativa, cria valor ao acionista e proporciona maior probabilidade de continuidade do negócio no longo prazo, ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento sustentável para toda a sociedade neste planeta”. (Fonte: ISE, Bovespa São Paulo)

A substituição de matérias primas, a preservação ambiental, a preocupação com as relações trabalhistas, relacionamento com os stakholders e a responsabilidade social, tem sido levada a sério principalmente pelas empresas que tem buscado investimentos externos para o seu crescimento.

No Brasil, as empresas têm se preocupado com o tema, principalmente no que diz respeito às organizações que dependem intrinsecamente de matérias primas não renováveis como insumo em sua cadeia produtiva.

As empresas brasileiras, que tem sido pressionada por alguns destes aspectos relacionados acima, estão em busca da adoção de práticas sustentáveis como: programa de voluntários entre os colaboradores, campanhas de educação e preservação ambiental, apoio e patrocínio em projetos sociais e ambientais com objetivo de associar a sua marca com o tema. Estes grupos de empresas que vem adotando práticas sustentáveis pertencem a um grupo consciente sobre a sua responsabilidade frente ao desafio de ser sustentável.

Existem também algumas empresas que além de adotarem práticas sustentáveis querem atrair investidores estrangeiros e no futuro pretendem abrir capital. Essas organizações buscam aperfeiçoamento contínuo através de indicadores e metas para redução e otimização de seus impactos sob todos os departamentos envolvidos. Após um diagnóstico preciso em todos os aspectos pertinentes a sustentabilidade: econômico, social e ambiental, a organização estabelece um sistema de pontuação para cada indicador levantado e passa a controlar se suas metas estão sendo alcançadas. Para que isso ocorra, ainda serão necessários alguns passos imprescindíveis para o sucesso da implementação da sustentabilidade empresarial:

Ø Sensibilização da Diretoria
Ø Formação de Lideranças
Ø Boas Práticas de Governança Coorporativa
Ø Transparência no relacionamento com seus stakholders.

Após todas essas etapas, a empresa está preparada para preencher alguns questionários existentes no Brasil que irão gerar um relatório de práticas sustentáveis:

Ø ETHOS
Ø GRI
Ø CEBEDS
Ø ISE

Na próxima edição o conversa sustentável irá apresentar algumas empresas brasileiras que tem adotado a Sustentabilidade Empresarial como estratégia de seus negócios e os indicadores ETHOS, GRI, CEBEDS e ISE.Autora: Vivian Aparecida Blaso Souza Soares César, Relações Públicas, especialista em Sustentabilidade