Coletivo de Artes Visuais de Belo Horizonte abre Edital para Residência Artística 

Julho de 2022 – Lançamento Edital para Residência Artística CAUS 22

Em continuidade as ativações do coletivo, CAUS. Exposição de Arte Urbana anuncia a segunda edição com a abertura de processo seletivo de jovens artistas para residência artística que será realizada no mês de agosto no CRJ – Centro de Referência da Juventude em Belo Horizonte. As inscrições  vão até o dia 04 de agosto e estão abertas para jovens artistas entre 18 até 30 anos para experimentações nas Artes Visuais

A segunda edição CAUS22 acontecerá em formato ampliado; dessa vez, convidamos as juventudes da cidade para o processo seletivo da Residência Artística “Qual Mentira Vou Acreditar? “As atividades acontecerão no Centro de Referência das Juventudes (CRJ), do 19 de agosto ao dia 5 de setembro de 2022 com uma programação intensa de troca de saberes e técnicas e experimentações artísticas.

Os jovens terão a oportunidade de construir a sua própria exposição de arte, orientados por mentores (profissionais da área das artes, design, educação, antropologia, comunicação, expografia, literatura e sustentabilidade) nos processos de pesquisa, criação e montagem. A mostra será montada por meio da reutilização de resíduos e materiais diversos, transformando lixo em arte, com destaque para o artista e reciclador Leo Piló como um dos mentores.

A residência abordará temas que giram em torno do simbólico ano de 2022, marcado pelo bicentenário da Independência do Brasil, pelos 100 anos da Semana de Arte Moderna e pela efervescência causada pelas eleições e Copa do Mundo. “O processo da residência artística busca valorizar o potencial criativo e político de jovens artistas locais, revelando novas possibilidades profissionais e estimulando o pensamento crítico.” diz Rodrigo Ribeiro, um dos curadores.

Os artistas serão selecionados através do Edital disponível no instagram Link. O resultado da seleção será divulgado a partir das 12h do dia 10/08/2022, no instagram da CAUS (@causbh). Os selecionados serão contatados via e-mail ou ligação telefônica, a partir das informações fornecidas no formulário de inscrição. Os selecionados recebem uma bolsa  de  R$400,00 (quatrocentos reais).

“Nesta edição teremos muitas trocas de saberes entre os profissionais e os residentes, serão 12 mentores e 10 residentes em um único projeto que traz a potência de gerar reflexão e a experimentação a partir da vivência e das diversas narrativas que foram construídas no passado, presente e no futuro em torno dos diversos contextos sociopolíticos econômicos e culturais que atravessamos que foram impactados pela pandemia do COVID19”, Deise Silva, curadora.

A CAUS22 conta com  o apoio do Cidades Afetivas, um observatório dos movimentos afetivos que ocorrem nas cidades e parceria da Conversa Sustentável nas estratégias de relacionamento com a imprensa.    

Mentores
Avelin Buniacá, Binho Barreto, Efe Godoy, Eveline Trevisan, Fênix, Ivie Zappellini, Júnia Bertolino, Júlia Elisa, Leo Piló, Louis Mooren, Lucas Pietro, Paixão Sessémeande, Silma Dornas, Vivian Blaso e Wanatta. 

Sobre a CAUS
A CAUS é uma iniciativa a procura de “espaços” (geográficos, sociais , culturais, imaginários) com potencial de florescer ações onde a ajuda mútua possa promover a  autonomia e o desenvolvimento de artistas emergentes, sobretudo jovens em condições de vulnerabilidade de raça, classe e gênero.

Serviço: Residência Artística

Redes sociais: Link

Relacionamento com a Imprensa:

Vivian Blaso, Artista e Coidealizadora do Cidades Afetivas (11) 99616 5360  vivianblaso@conversasustentavel.com.br

Rodrigo Ribeiro, Curador da CAUS22 (31)  98281 7350 

Residência Artística CAUS22