Instituto Pólis promove debate sobre Comunicação, Cultura de Paz e Direito à Cidade

 O Pontão do Instituto Pólis convida a todas e todos para o debate Comunicação, Cultura de Paz e Direito à Cidade, que acontece no dia 20 de março, às 19h30, no auditório do Pólis. O encontro tem apoio e parceria do Le Monde Diplomatique Brasil, da ABONG (Associação Brasileira de Organizações não Governamentais) e da Rede Mundial de Artistas.
A presença -e ausência- de temas relativos aos direitos humanos na mídia, o uso da linguagem na construção de significados e a importância da comunicação como um direito serão os temas tratados no encontro.
Propomos ainda questionar como a comunicação pode se tornar um instrumento de paz, capaz de contribuir para a resolução de conflitos de forma pacífica e de despertar a convivência democrática.
Na mesa de debate estarão presentes João Paulo Charleaux, da Conectas Direitos Humanos, o jornalista Igor Fuser, membro do conselho editorial do Brasil de Fato e professor da Universidade Federal do ABC (UFABC), e Sebastião Squirra, professor da Universidade Metodista que atua nas disciplinas Cibercomunicação, Sociedade Digital e Plataformas da Comunicação Digital. Amanda Proetti, coordenadora do projeto Comunicação e Direitos Humanos da Abong, participa da mesa com comentários e críticas.
A organização e mediação será feita por Hamilton Faria e Amanda Kamanchek, do Instituto Pólis.
O evento integra as Rodas de Conversa do Pontão de Convivência e Cultura de Paz do Pólis que acontecem nesse ano, cujo objetivo é promover a cultura de paz e a convivência nas cidades.
Sobre os palestrantes:
João Paulo Charleaux – Coordenador de Comunicação da Conectas Direitos Humanos, Charleaux foi editor assistente da seção internacional do jornal O Estado de S. Paulo entre 2008 e 2011, além de ter trabalhado para o jornal Folha de S. Paulo em Santiago do Chile em 2011 e 2012. Como jornalista, ainda escreve sobre cultura e direito internacional humanitário para a Folha, além de manter uma coluna mensal no site jurídico Última Instância, que é parte do maior portal de notícias do Brasil, o UOL. Entre 2001 e 2008, foi porta-voz do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) para Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. Há 10 anos, Charleaux coordena os cursos de jornalismo em situações de conflito armado e outras situações de violência realizados em São Paulo pelo CICV, a Oboré e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), em parceria com as principais escolas de jornalismo de São Paulo.
Sebastião Squirra – Mestre e Doutor pela ECA/USP, bolsista Fulbright (EUA) na Michigan State University. Desde 1999 é docente da Pós-graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo atuando nas disciplinas Cibercomunicação, Sociedade Digital, Plataformas da Comunicação Digital e Tecnologias Digitais da Comunicação. É autor de cinco obras e organizador de cinco livros em Comunicação Digital e Jornalismo, com foco na Cibercomunicação, Sociedade digital e em TV Digital. Na Universidade Metodista de São Paulo lidera o Grupo de Pesquisa  Comunicação e Tecnologias Digitais (www.comtec.pro.br), com pesquisas  relacionadas às Mídias e Tecnologias Digitais.
Igor FuserProfessor do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC) e colaborador do Conselho Editorial dos jornais Brasil de Fato e Le Monde Diplomatique Brasil. Autor dos livros “Energia e Relações Internacionais” (Saraiva, 2013), “Petróleo e Poder – O Envolvimento Militar dos Estados Unidos no Golfo Pérsico” (Ed.Unesp, 2008), “Geopolítica – O Mundo em Conflito” (Ed.Salesiana, 2006), “A Arte da Reportagem” (org. Ed.Scritta, 1996) e “México em Transe” (Ed.Scritta, 1995). Pesquisador nas áreas de Política Externa Brasileira, Geopolítica da Energia, Política na América Latina e Política Externa dos EUA. Experiência de mais de vinte anos como jornalista especializado em Assuntos Internacionais, exercendo o cargo de editor na Folha de S.Paulo, Veja e Época, entre outras publicações.

Comunicação, Cultura de Paz e Direito à Cidade
Quando: Dia 20 de março, às 19h30
Onde: Instituto Pólis – Rua Araújo, 124 – Auditório
Próximo à estação República do Metrô
GRÁTIS
NÃO É NECESSÁRIO FAZER INSCRIÇÃO

Informações:
Amanda Kamanchek Lemos
E-mail: amandalemos@polis.org.br
Tel.: (11) 2174-6814