“LANÇAMENTO FERRAMENTA 06 PASSOS, CONSELHO BRASILEIRO DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL”

COLETIVA DE IMPRENSA

“LANÇAMENTO FERRAMENTA 06 PASSOS, CONSELHO BRASILEIRO DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL”

DATA: 24 DE MARÇO – HORÁRIO: 16H ÁS 17H30
LOCAL: SALA DE COLETIVAS DE IMPRENSA – PAVILHÃO EXPOREVESTIR

Durante a Expo Revestir – Feira Internacional de Revestimentos – O Conselho Brasileiro de Construção Sustentável – CBCS – irá lançar a Ferramenta para a seleção de fornecedores e materiais sustentáveis.


Caro Jornalista reserve em sua agenda o dia 24 de março e participe da coletiva de imprensa sobre o Lançamento da Ferramenta em 06 passos para seleção de fornecedores e materiais sustentáveis. Uma iniciativa do CBCS – Conselho Brasileiro de Construção Sustentável em parceria com a ABRAMAT – Associação de Fabricantes de Materiais, a CDHU – Companhia de Desenvolvimento Urbano de São Paulo, Editora PINI e com apoio da ANFACER – Associação de Fabricantes de Revestimentos.

A ferramenta indica seis passos básicos para a escolha de empresas fornecedoras alinhadas aos princípios da sustentabilidade.

“A expectativa a partir da utilização dessa ferramenta é que o setor de um salto de qualidade de maneira que a vida útil dos edifícios brasileiros aumentem e que diminua a necessidade de reposição e manutenção freqüentes para evitar o uso de recursos naturais minimizando os impactos ambientais inerentes a própria atividade de construção”, afirma Vanderley John, Coordenador do Comitê de Materiais e Conselheiro do CBCS.

A partir da utilização da ferramenta é possível, por exemplo, acessar no site da Receita Federal no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas e identificar a formalidade da empresa. Este é o Passo 1 da ferramenta – Verificação da formalidade da empresa fabricante e fornecedora.

Os demais passos são: Passo 2 – Verificação da Licença Ambiental. Passo 3 –
Verificação das Questões Sociais. Passo 4 – Qualidade e Normas Técnicas do produto. Passo 5 – Consultar o perfil responsabilidade socioambiental da empresa. Passo 6 – Identificar a presença de propaganda enganosa.

O Passo 2 – Licença Ambiental tem a intenção de identificar se a empresa possui licença ambiental para seu funcionamento. Neste passo também é possível aprender como selecionar madeira legal. O Passo 3 – Aspectos Sociais são eliminatórios. Neste passo é analisada a existência de trabalho escravo ou infantil.

O Passo 4 – Qualidade e Normas Técnicas do Produto identificam se o produto está certificado pelo PBQPH – Programa Brasileiro de Qualidade para o Habitat ou segue recomendações das entidades setoriais. Neste passo O CBCS contou com a ajuda da PINI na indicação da melhor nomenclatura utilizada pelos projetistas e espeficadores na fase de orçamentação dos materiais facilitando a busca por informações sobre as conformidades técnicas aos usuários. Além disso, a CDHU – Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado de São Paulo cedeu as plantas de edifícios tipos das unidades térreas familiares para incorporação na ferramenta, com isso os usuários da ferramenta dos seis passos poderão fazer uma navegação virtual sobre o edifício levando-os direto para o componente a ser consultado dentro do projeto, onde será possível verificar a conformidade do componente com as normas brasileiras.

Segundo Vera Hachich, conselheira do CBCS “Não há sustentabilidade sem que haja o cumprimento da legislação do país. Então, se você quer ter um empreendimento, dito sustentável, e estiver comprando um produto, por exemplo, uma areia, uma pedra, enfim, insumos que não tenham a sua origem confirmada, ou que estejam em não conformidade com as legislações brasileiras você não está fazendo uma construção sustentável: este é o grande alerta que a ferramenta dos 06 passos vai trazer ao mercado”.

O Passo 5 – Responsabilidade Social é possível identificar no site da empresa se ela possui uma política sobre a prática de responsabilidade social empresarial. Já o Passo 6 – Identificar a existência de propaganda enganosa trata aspectos relacionados ao marketing da empresa. A partir deste passo o usuário poderá avaliar se existem consistência e relevância das afirmações de eco-eficiência dos produtos e processos declarados pelos fornecedores, ou seja, se o discurso da empresa condiz com a sua prática no mercado ou se trata apenas de uma propaganda.

Sobre o CBCS
O Conselho Brasileiro de Construção Sustentável foi constituído em agosto de 2007 como uma OSCIP com o objetivo de induzir o setor da construção a utilizar práticas mais sustentáveis que venham melhorar a qualidade de vida dos usuários, dos trabalhadores e do ambiente que cerca as edificações. O Conselho é resultado da articulação entre lideranças empresariais, pesquisadores, consultores, profissionais atuantes e formadores de opinião.

O CBCS se relaciona com importantes organizações nacionais e internacionais que se dedicam ao tema, sob diferentes perspectivas, a partir da ótica ambiental, de responsabilidade social e econômica dos negócios. Além disso, os comitês temáticos que estão em funcionamento, debatem e indicam boas práticas para as áreas mais prementes da edificação, como a de Energia, Água, Materiais, Projetos, Avaliação de Sustentabilidade, Urbano além de questões econômicas e financeiras.

SERVIÇO

Data: 24/03/11
Local: Sala de Coletivas de Imprensa – Pavilhão da Exporevestir
Informações sobre a Ferramenta 06 Passos: Vivian Blaso
e-mail: vivian.blaso@cbcs.org.br
(11) 6339 – 1710 / Celular: (11) 9616 – 5360