A GS&MD, consultoria empresarial em marketing e varejo, publicou no final do ano passado o livro Metaconsumidor: A Transformação do mercado pela percepção do consumidor global sobre a sustentabilidade e consumo consciente. Em Metaconsumidor, são analisadas e discutidas as mudanças que a sustentabilidade e o consumo consciente têm sobre o público ao se tornarem temas de grande relevância para estes. O livro apresenta cases, análises do tema em relação à resultados, aspectos legais, branding, suprimentos e uma pesquisa realizada pela Ebefolt Group, rede de consultorias global. Esta pesquisa é um dos principais destaques do livro, o estudo “Metaconsumidor” foi desenvolvido em 17 países em um total de 9.000 entrevistas. O estudo mostra que nos países emergentes existia uma maior preocupação dos consumidores em relação à sustentabilidade e o consumo consciente, e responde perguntas como: O metaconsumidor está disposto a pagar mais por produtos ”verdes”? Ele deixa de comprar de empresas “não-sustentáveis”? Está mais crítico sobre aquilo que consome?
Nos capítulos também são apresentados 23 cases de varejistas e indústrias de bens de consumo, nacionais e internacionais na adoção de estratégias para a sustentabilidade. Um destaque é o capítulo sobre Endosustentabilidade abordando os desafios da sustentabilidade e suas implicações no relacionamento com os colaboradores e o conceito de “endosustentabilidade”. Entre os dados apresentados no capítulo está a conclusão de um estudo comparativo da Universidade de São Paulo entre empresas brasileiras, que mostrou que as empresas indicadas como melhores para trabalhar são as com médias de desempenho superiores em relação às demais, destacando-se as variáveis Crescimento e Retorno sobre o Patrimônio Liquido. Outro destaque é um capítulo as “Questões Legais” da sustentabilidade, um tema muito debatido no âmbito político e jurídico pelas implicações e questões delicadas e até polemicas da normatização como forma de promover sustentabilidade. Também é discutido o papel da opinião pública e da ética como instrumentos para esse fim fora do âmbito político-legal. No capítulo 9 o tema é “O turismo e a sustentabilidade” de grande importância para o Brasil, principalmente devido à previsão de crescimento do setor e dos grandes eventos esportivos (Copa do Mundo e Olimpíadas) a serem realizados no país. Por fim a pesquisa final realizada por todo mundo revela que o consumidor global está disposto a pagar 7,6% por produtos que ele reconheça como sustentáveis no Brasil a proporção aumenta para 8%, o que mostra o alinhamento dos brasileiros em relação ao tema. De maneira muito acurada são apresentadas as principais tendências e estratégias no mercado em relação à sustentabilidade e o consumo consciente.
Nos capítulos também são apresentados 23 cases de varejistas e indústrias de bens de consumo, nacionais e internacionais na adoção de estratégias para a sustentabilidade. Um destaque é o capítulo sobre Endosustentabilidade abordando os desafios da sustentabilidade e suas implicações no relacionamento com os colaboradores e o conceito de “endosustentabilidade”. Entre os dados apresentados no capítulo está a conclusão de um estudo comparativo da Universidade de São Paulo entre empresas brasileiras, que mostrou que as empresas indicadas como melhores para trabalhar são as com médias de desempenho superiores em relação às demais, destacando-se as variáveis Crescimento e Retorno sobre o Patrimônio Liquido. Outro destaque é um capítulo as “Questões Legais” da sustentabilidade, um tema muito debatido no âmbito político e jurídico pelas implicações e questões delicadas e até polemicas da normatização como forma de promover sustentabilidade. Também é discutido o papel da opinião pública e da ética como instrumentos para esse fim fora do âmbito político-legal. No capítulo 9 o tema é “O turismo e a sustentabilidade” de grande importância para o Brasil, principalmente devido à previsão de crescimento do setor e dos grandes eventos esportivos (Copa do Mundo e Olimpíadas) a serem realizados no país. Por fim a pesquisa final realizada por todo mundo revela que o consumidor global está disposto a pagar 7,6% por produtos que ele reconheça como sustentáveis no Brasil a proporção aumenta para 8%, o que mostra o alinhamento dos brasileiros em relação ao tema. De maneira muito acurada são apresentadas as principais tendências e estratégias no mercado em relação à sustentabilidade e o consumo consciente.
É possível adquirir o livro no próprio site da GS&MD:
http://gsmd.lojatemporaria.com/metaconsumidor.html