Siemens leva Caminhão da Eficiência Energética a cidades do Paraná

O Caminhão da Eficiência Energética da Siemens, uma completa estrutura de soluções e tecnologias da companhia voltadas à redução do consumo da energia elétrica em grandes indústrias, seguirá viagem até fevereiro de 2014 em nova série de roadshows. Depois de percorrer mais de 20 mil quilômetros e visitar 37 cidades desde a primeira exibição, em 2012, a carreta itinerante percorrerá novas localidades como parte da programação oficial da temporada da “Alemanha + Brasil 2013 – 2014”, celebrado desde maio desse ano, e faz suas próximas paradas no Sul do País.
Lançado no Rio de Janeiro, o caminhão foi exibido pela primeira vez no Brasil em junho de 2012 e visitou diversas indústrias e instituições de ensino espalhadas pelo País. Nesta nova fase, a carreta visita a cidade de Curitiba até 19 de setembro e irá passar também pelas cidades de Ponta Grossa, Cascavel e Chapecó durante esse mês.
Além do Paraná, o roadshow do Caminhão da Eficiência Energética percorrerá outros importantes polos regionais e sedes de grandes complexos industriais e referências em pesquisa e desenvolvimento acadêmico no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. “Tivemos um retorno muito positivo com as primeiras visitas do Caminhão no ano passado. Voltar a percorrer diversas regiões brasileiras, agora como parte das atividades do ano da Alemanha no Brasil, é um motivo de grande orgulho. Queremos mostrar como novas tecnologias podem garantir às indústrias mais eficiência energética e, consequentemente, mais competitividade e menos impacto ao meio ambiente”, explica Bruno Abreu, especialista em eficiência energética da Siemens.
Entre as próximas visitas do caminhão, ainda neste mês de setembro, está a cidade de Passo Fundo, no dia 30. Em outubro, a carreta percorrerá as cidades de Porto Alegre, Rio Grande, Pelotas, Caxias do Sul e Bento Gonçalves . Na sequência, segue para as cidades de Criciúma, Jaraguá do Sul, Joinville, além do Rio de Janeiro, em 25 de outubro. Para completar o roadshow pelo País, já no mês de novembro, a carreta estará presente em Belo Horizonte, onde faz sua última parada nesse ano. A cidade de São Paulo será a responsável pelo encerramento da carreta itinerante, em fevereiro de 2014.
As passagens por Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo integram a programação da temporada “Alemanha + Brasil 2013 – 2014”, que envolve diversas atividades coordenadas pela Câmara Brasil-Alemanha com o objetivo de ampliar e aprofundar as relações entre os dois países.
Soluções Siemens
Dentro da carreta de 30 metros quadrados de área estão demonstradas tecnologias da companhia voltadas à eficiência energética aplicáveis em setores produtivos chave da economia nacional tais como: automotivo, alimentos e bebidas, químico, papel e celulose, metalurgia, mineração e petróleo e gás. “A proposta de estarmos presentes em diferentes regiões brasileiras mostrar que nossos mais de 100 anos de experiência no Brasil nos permitem desenvolver soluções e tecnologias 100% aplicáveis à realidade da indústria brasileira”, afirma Abreu.
O caminhão proporciona ao visitante o conhecimento de módulo a módulo, os caminhos para reduzir seu consumo e gasto com energia de forma simples e eficiente. Um dos passos mais importantes é o gerenciamento transparente da produção, por meio de relatórios baseados em dados medidos.
Integração entre diferentes sistemas e monitoramento do potencial de economia ou gasto da energia também são cruciais, e isso também poderá ser visualizado no caminhão.
Cronograma Caminhão da Eficiência Energética da Siemens
Curitiba – até 19 de setembro
Ponta Grossa – 20 de setembro
Cascavel – 23 e 24 de setembro
Chapecó – 26 e 27 de setembro
Passo Fundo – 30 de setembro
Porto Alegre – 03 e 04 de outubro
Rio Grande – 07 de outubro
Pelotas – 08 de outubro
Caxias do Sul – 10 de outubro
Bento Gonçalves – 11 de outubro
Criciuma – 14 de outubro
Jaraguá do Sul – 16 de outubro
Joinville – 18 de outubro
Rio de Janeiro – 25 de outubro
Belo Horizonte – 04, 05 e 06 de novembro

São Paulo – 09 de fevereiro