Bairro da Vila Olímpia inova com a implantação de modelo socioambiental de coleta seletiva

Parceria de associação do bairro, com a Prefeitura, ONG e cooperativas de catadores cria modelo inovador para melhorar a coleta seletiva de lixo na cidade.

Por iniciativa da Associação Colméia-SP, de que fazem parte empresários e moradores da Vila Olímpia, uma parceria com a ONG Instituto GEA e o programa de coleta seletiva da Prefeitura está trazendo mais sustentabilidade ao bairro, que fica na zona oeste da cidade. Com a grande quantidade de lixo produzida pelos condomínios e estabelecimentos comerciais, bares e restaurantes existentes na área, foi preciso criar um modelo pioneiro para permitir a realização da coleta desses resíduos para reciclagem.
Para evitar a circulação dos caminhões de coleta, que mal podiam transitar pelas ruas estreitas do bairro, a Associação Colméia contratou um veículo de porte menor para realizar o serviço de forma mais eficiente, entrando nas garagens para recolher os resíduos , sem atrapalhar o trânsito e poluindo muito menos que os caminhões. Quando lotado, o veículo se direciona ao Ecoponto da região, localizado no viaduto da Av. dos Bandeirantes, onde descarrega os resíduos, que são retirados de uma só vez, à noite, pelo caminhão das cooperativas. O trabalho de coleta é efetuado pelas cooperativas de catadores da Zona Sul de São Paulo: Sempre Verde, Coopergaia e Cooperpac, que são as beneficiárias do projeto.
O uso do Ecoponto como local de descarga provisória evita que os caminhões tenham que circular pela cidade para levar os materiais até as cooperativas, durante as horas de maior movimentação de veículos. Com a implantação do novo sistema de coleta, espera-se criar um modelo que possa ser replicado em outras regiões de São Paulo, otimizando o uso dos Ecopontos já existentes e melhorando o serviço de coleta seletiva oferecido à população.
O Instituto GEA – Ética e Meio Ambiente é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que tem como finalidade principal desenvolver a cidadania e a educação ambiental, assessorando a população para implantação de programas de coleta seletiva de lixo e reciclagem. O GEA quer proporcionar à população interessada em participar na solução dos problemas ambientais os instrumentos práticos para que essa participação seja possível.

Informações a imprensa:

Marcela Lage – (11) 8555-1999