World Green Building Week começa dia 19 de setembro

Entre 19 e 23 de setembro líderes do mundo todo realizarão atividades e eventos visando difundir os benefícios sociais, econômicos e ambientais das construções sustentáveis

Mais de 80 países já contam com um Green Building Council Brasil, organizações que fomentam a indústria da construção sustentável e o selo LEED. Anualmente, esses GBCs se mobilizam para a World Green Building Week, uma semana no calendário global com atividades e eventos para difundir e discutir os benefícios da construção sustentável.

Esse ano, o movimento será promovido entre os dias 19 e 23 de setembro e terá como tema As Construções Sustentáveis (Green Building) em uma nova Economia Verde. Esse tema foi escolhido visando aquecer a discussão do Rio+20 que será realizado em junho de 2012 no Rio de Janeiro e terá como foco a temática “Uma Economia Verde no contexto da Erradicação da Pobreza e do Desenvolvimento Sustentável”.

“É muito positivo ter uma semana dedicada a refletir sobre esse tema. Os green buildings, além de mais eficientes e saudáveis, consomem menos energia e recursos naturais e são potenciais geradores de novos empregos. Ao invés de entraves ao crescimento, podem ser um dos importantes propulsores da economia e do desenvolvimento sustentável. Neste momento de crescimento do Brasil, especialmente do setor da construção civil e de muitos e grandes projetos de infraestrutura e habitação, é importante aplicar as práticas de construção sustentável, reduzindo o impacto negativo ao meio ambiente, e deixando um legado positivo de obras “verdes” para as futuras gerações”, comenta Maria Clara Coracini, Diretora Executiva do GBC Brasil.

Desde agosto, várias ações foram realizadas pelo GBC Brasil para aquecer a discussão no país. Uma delas a 2ª Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional & Expo, realizada entre 29 e 31 de agosto, reuniu especialistas internacionais e recebeu mais de 1200 visitantes. Além disso, a organização lançou o Prêmio Green Building Brasil para reconhecer os destaques da construção sustentável. Os finalistas já foram escolhidos e o a votação popular está aberta no portal http://www.premiogbb.org.br.

Hoje o Brasil é o 4º no ranking mundial de construções sustentáveis, atrás apenas dos Estados Unidos, Emirados Árabes e China. Além disso, o país está se preparando para uma Copa do Mundo Sustentável com nove dos 12 estádios que serão sede em processo de certificação LEED.

No site do movimento http://www.worldgbc.org há mais informações sobre as ações que serão realizadas em todo o mundo. No twitter, os internautas poderão acompanhar os tweets de todo o mundo pela hashtag #WGBW.

Sobre o Green Building Council Brasil:

O Green Building Council é uma organização não governamental que visa fomentar a indústria de construção sustentável no Brasil, por meio de sua atuação junto ao governo e à sociedade civil, capacitação técnica de profissionais, disseminação de informações, práticas e conhecimentos e promoção de processos de certificação. Além de disseminar e apoiar as iniciativas do setor, atua fortemente na capacitação técnica de profissionais dos vários elos do setor da construção. Site: http://www.gbcbrasil.org.br.