WALMART ANUNCIA VENCEDORES

Estudante do melhor projeto irá aos Estados Unidos conhecer a sede da empresa.

São Paulo, 02 de dezembro de 2008 – O Walmart Brasil anunciou ontem, os vencedores da 2ª edição do Prêmio Varejo Sustentável – que conta com o apoio do WWF e do Instituto Envolverde. Quatro estudantes foram reconhecidos por apresentarem os melhores projetos com alternativas inovadoras para o desenvolvimento sustentável do varejo no País.

O prêmio tem o objetivo de levar a discussão da sustentabilidade no varejo para a esfera acadêmica e reafirmam o conceito de sustentabilidade que orienta as diretrizes corporativas do Walmart. “Acreditamos em nosso potencial de extrapolar as fronteiras da empresa, influenciando e provocando mudanças entre diversos públicos, em benefício do meio ambiente. A empresa assumiu metas agressivas de preservação do planeta e com iniciativas como essa, destaca futuros profissionais que entendem a importância da sustentabilidade para os negócios”, diz Héctor Núñez – Presidente do Walmart Brasil.

O autor do melhor projeto irá à matriz do Walmart nos Estados Unidos e à sede brasileira, em São Paulo, para visita técnica. O segundo e terceiro colocados ganharam um notebook, além de participarem da mesma visita em São Paulo. Os projetos escolhidos pelo Walmart para implementação receberão prêmio adicional de R$ 12 mil. Os professores-orientadores dos três projetos premiados ganham um palm top Motorola.

A premiação foi realizada no Centro de Convenções APAS e contou com a participação da Orquestra Toca Zezinho, da ONG Casa do Zezinho (apoiada pelo Instituto Walmart) e do Grupo de Universitários da FGV, Bateria Tatubola.

Em sua primeira edição – 2008 – o Prêmio recebeu propostas alinhadas à necessidade de mudança em benefício das futuras gerações. Os três vencedores apresentaram projetos que envolvem o controle do lixo e o incentivo a atitudes sustentáveis para clientes, fornecedores e funcionários.

PREMIADOS

Os projetos premiados permeiam etapas da cadeia produtiva do varejo e contemplam sua aplicabilidade no setor, bem como priorizam o menor impacto ao meio ambiente.

1º Lugar – Modelo sustentável de hortas orgânicas comunitárias visando a redução da emissão de resíduos ao aterro sanitário.
Autora: Nicole Francine Poles – Fatec – Faculdade de Tecnologia de Tatuí – SP

A proposta do projeto apresentado pela estudante está focado na redução e destinação do grande volume de resíduos orgânicos sólidos provenientes de redes de supermercados, feiras livres entre outros, à transformação de adubo para a produção de alimentos, envolvendo a participação da sociedade civil e poder público municipal.

2º Lugar – Redução do consumo de energia nas amostras de eletroeletrônicos
Autor: Henry Cabral Nunes – Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul

O projeto propõe a redução do consumo de energia nos pontos de venda de eletroeletrônicos, com a adoção de um timer eletrônico que será acionado pelo consumidor quando este desejar ver o aparelho em funcionamento.

3º Lugar – BEE- Embalagem retornável para a logística de produtos hortícolas
Autor: Alexandre Lemos Nogueira – Universidade de Brasília – DF

A sugestão do projeto é a adoção de uma embalagem retornável de grande resistência, fácil higienização e conservação e logística adequada para o transporte de produtos hortícolas. Sua estrutura favorece a armazenagem, o transporte e a movimentação paletizada, reduzindo perdas e elevando a qualidade do produtos que chega aos consumidor final.

MENÇÃO HONROSA

Exaustor Eólico com gerador de energia
Autor: Hentony César Teixeira, Universidade Paulista – Campus Bauru

A proposta é transformar a energia mecânica em energia elétrica, utilizando o sistema de ventilação dos exaustores eólicos já instalados na rede de varejo.

Walmart: Enxergando o presente com os olhos da alma, projetando o futuro com os olhos do coração
Autor: Danielle Cristina Tonelli – Faculdade Integradas de Bauru

Esse projeto propõe integrar varejo e instituição de ensino e de apoio a portadores de necessidades especiais, na busca de um sistema de identificação e aplicação de técnicas de marketing one-to-one que proporcionem uma apresentação mais amigável dos itens nas gôndolas.

SUSTENTABILIDADE – WALMART BRASIL

No Walmart, a sustentabilidade é parte integrante das diretrizes corporativas da empresa, potencializando o desempenho econômico por meio de uma conduta social e ambiental correta. Esse conceito orienta a busca por alternativas e novas abordagens de negócios, alinhando o foco na produtividade, na redução de custos, no engajamento e na melhoria dos relacionamentos com os diferentes públicos estratégicos, no esforço para reduzir os impactos ambientais das operações e no fomento ao desenvolvimento social e econômico das comunidades. O Walmart assumiu vários compromissos para construir uma cadeia de suprimentos mais sustentável. São eles:

1. Compras responsáveis
Reduzir em 70% o fosfato nos detergentes para lavanderia e cozinha até 2013;
Oferecer produtos de lavanderia, no mínimo, 2 x mais concentrados até 2012;
Oferecer pelo menos 1 produto orgânico por categoria de alimentos até 2012;
Estimular as vendas de produtos com diferencial em sustentabilidade;
Apoiar e estimular o desenvolvimento de produtos de ciclo fechado;
Produtos de Marca Própria do Walmart Brasil devem liderar pelo exemplo em sustentabilidade.
2. Redução de Resíduos
Reduzir as embalagens em 5% até 2013;
Implantar o Packaging Scorecard até 2009;
Reduzir o consumo de sacolas plásticas em 50% até 2013.

AMAZÔNIA

Pacto da Madeira – Promover o financiamento, produção, uso, comercialização e consumo de madeiras e produtos florestais apenas com certificação de origem sustentável.
Pacto da Soja – Estabelecer restrições ao financiamento, produção, uso, distribuição e consumo de grãos de soja (in natura ou processado) que tenham origem em áreas de desmatamento ilegal na Amazônia.
Pacto pela Erradicação do Trabalho Escravo – Estabelecer restrições comerciais às empresas e/ou pessoas identificadas em sua cadeia produtiva que se utilizem de condições degradantes de trabalho associadas a práticas que caracterizem escravidão.
Pacto da Pecuária – Não participar do financiamento, uso, distribuição, comercialização e consumo de produtos pecuários que tenham qualquer ilegalidade em sua cadeia, principalmente desmatamento e trabalho análogo ao escravo. Exigir dos fornecedores de carne bovina plano de auditoria independente e de reconhecimento internacional que assegure que os produtos comercializados pelo Walmart não são procedentes de áreas de devastação da Amazônia.

Walmart Brasil – Assessoria de Imprensa
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