SUSTENTABILIDADE ESTÁ PRESENTE NA IDENTIDADE CORPORATIVA DA CONCHA Y TORO

Por meio de processos tecnológicos e auditoria severa, a vinícola chilena se mantém em processo contínuo para desenvolver seu crescimento compatível com ações sustentáveis

A Concha y Toro, representada no país pela VCT Brasil, tem a sustentabilidade como um eixo do plano de negócios da vinícola. O cuidado e a consciência com o meio ambiente estão na gênese da gestão da produção dos vinhos e podem ser percebidos nos três quatro pilares que norteiam a estratégia de sustentabilidade: social, meio ambiente e econômico.

Pegada de carbono

Desde 2007 a Concha y Toro verifica a pegada de carbono deixada direta ou indiretamente nos processos de produção e comercialização dos vinhos. Essa estimativa é reportada ao Carbon Disclosure Project, organização do Reino Unido sem fins lucrativos, independente, que reúne dados de informações corporativas e mudança climática no mundo.

A substituição de garrafas tradicionais por outras mais leves, em toda a linha varietal e Premium do rótulo Casillero del Diablo já comercializadas no Brasil, foi uma das principais medidas adotadas para diminuir a emissão de carbono. À primeira vista, a diferença é imperceptível, no entanto, o novo desenho chamado Ecoglass usa menos vidro e resulta na redução de até 14% no peso das garrafas, dependendo do formato. Portanto, as garrafas leves consomem menos energia em sua produção, reduzindo ao mesmo tempo, o consumo de combustível de transporte.

Essa medida foi incorporada às práticas da vinícola após uma verificação feita pela PricewaterhouseCoopers, com o objetivo de detectar oportunidades de melhorar as práticas sustentáveis e aumentar o controle da pegada de carbono. O estudo comprovou que as garrafas leves minimizam a emissão de gases, principalmente no escopo indireto, ou seja, no transporte e exportação do vinho.

Manejo responsável de água

O compromisso com o meio ambiente levou a Concha y Toro a realizar um primeiro projeto-piloto para estimar a pegada de água da empresa. Esta ferramenta calcula o volume total de água utilizada por processos de produção da empresa e ajuda a formular as melhores estratégias para suavizar o seu impacto ambiental. Com o apoio conjunto da Water Footprint Network e Chile Fundación, a Concha y Toro tornou-se a primeira vinícola no mundo a estimar sua pegada de água.

O processo começou há um ano e permitiu que a Concha y Toro concluísse sua medição pegada de água com efeitos positivos. Os resultados indicam que a vinícola utiliza 40% menos água do que a quantidade média usada pela indústria mundial para produzir um copo de vinho. Estes resultados são de grande importância já que comprovam que a Concha y Toro registrou uma pegada de água menor que média estimada em regiões como França, Argentina, Austrália, Itália, EUA e Espanha. Além disso, a medição da pegada de água de Concha y Toro foi a primeira iniciativa da indústria de vinho mundial realizado sob a metodologia utilizada Water Footprint Network com assistência técnica por Fundacion Chile.

Outra medida fundamental é a tecnologia agrícola de irrigação por gotejamento. Desde 1990, a empresa tem procurado sempre o uso mais eficiente da água em seus vinhedos e iniciou uma política de uso extensivo de irrigação por gotejamento. Com essa tecnologia as plantas recebem a quantidade exata de água necessária o que evita a perda de água.

Projeto de conservação

Ecossistemas mediterrâneos estão entre os mais ameaçados do planeta. Mais de 41% dessas regiões são agrícolas ou urbanas. A Concha y Toro entende que a indústria do vinho pode desempenhar um papel fundamental para preservação desse ecossistema.

A Gestão Agrícola da empresa está realizando um grande programa de Utilização Sustentável de Florestas e Áreas Silvestres cujo principal objetivo é a conservação e proteção da mata nativa esclerófitas, patrimônio de Concha y Toro. Trata-se de áreas como colinas e ravinas em que não é realizada gestão agrícola. Este projeto envolve duas fases: conservação e reflorestamento. Os benefícios incluem a conservação da diversidade biológica, a água e o solo, proteção do patrimônio natural e criação de um tanque de carbono como uma fonte de mitigação das alterações climáticas. O projeto se encontra na primeira fase que em 2010 já teve 2.467 hectares certificados pelo Conaf, Nacional Chilena Florestais Corporation, que continua com o processo de registro de outras áres.

Sobre a VCT Brasil

A VCT Brasil, filial e distribuidora do Grupo Concha y Toro, representa no País todos os produtos das vinícolas Concha y Toro e Trivento. Fundada em 1883, a Concha y Toro é a principal vinícola chilena e uma das maiores produtoras e exportadoras mundiais de vinho. Seus produtos são comercializados para mais de 135 países e está entre as 10 maiores companhias de vinho do mundo. Possui cerca de 9.300 hectares de vinhedos, o que permite à empresa garantir a qualidade na sua produção de vinho. Entre seus principais rótulos, destacam-se Amelia, Carmín de Peumo, Frontera, Gran Reserva, Sendero, Sunrise, Trio e Terrunyo, com destaque para as premiadas marcas Casillero del Diablo, Don Melchor e Marques de Casa Concha. A Trivento Bodegas y Viñedos é resultado da expansão do Grupo Concha y Toro para a Argentina, em 1996. Com um crescimento superior ao da indústria transandina, a Trivento ocupa a segunda posição no ranking de exportações de vinho argentino. Em seu portfólio estão vinhos como Amado Sur, Brisa de Otoño, Colección Fincas, Eolo, Golden Reserve, Reserva, Tribu e Trivento Espumantes, entre outros.