São Paulo abriga 2º Seminário de Calçadas

O gabinete do Vereador Gilberto Natalini realizará o 2º Seminário Paulistano de Calçadas neste 2009. O evento acontece dia 6 de novembro na Câmara Municipal de São Paulo. O objetivo é mais uma vez reunir cidadãos, arquitetos, engenheiros, representantes do poder público e da iniciativa privada para dar continuidade aos projetos de construção e reforma dos mais de 30 mil quilômetros de calçadas do município.

São Paulo lidera desde o 1º Seminário realizado em 2004, um movimento para promover a recuperação e padronização das vias de pedestres. Desde então são promovidas ações públicas ou de parceria público-privada que visam melhorar a qualidade de vida de seus moradores, diminuir o número de acidentes com pedestres e criar condições de acesso para os deficientes. O Programa Passeio Livre lançado em 2005, é uma dessas ações. Ele introduziu uma atualização na legislação e implementou algumas mudanças significativas.

“Retomar a discussão sobre as calçadas é estimular o diálogo para debater as perspectivas do Programa Passeio Livre com a expansão para outras cidades. Exemplos a serem seguidos em prol da mobilidade urbana, segurança e acessibilidade”, comenta Gilberto Natalini proponente do Seminário.

O 2º Seminário Paulistano de Calçadas, tem como objetivos promover a retrospectiva do Programa Passeio Livre e mostrar a importância de promover a acessibilidade e os benefícios que ela trás à vida dos pedestres e das pessoas com necessidades especiais.

“A Associação Brasileira de Cimento Portland-ABCP, somou-se desde o primeiro momento ao projeto por entender o significado e a importância do direito de ir e vir dos cidadãos paulistanos quando estes caminham por passeios públicos que devem ser seguros, acessíveis e prazerosos, e para tal, os sistemas à base de cimento destinados às calçadas reúnem as características descritas. O vereador Natalini, a Câmara Municipal e a Prefeitura de São Paulo estão mais uma vez de parabéns por esse novo encontro que vai resgatar o sucesso do projeto nestes últimos 5 anos, o qual seguirá contando com todo o nosso apoio”, comenta Renato José Giusti, presidente da entidade.

Para reforçar a importância dos trabalhos que estão sendo feitos nessa área e abrir espaço para novas soluções, o 2º Seminário Paulistano de Calçados contará com uma ampla e interessante programação.

No início da tarde, haverá uma cerimônia de abertura onde estarão presentes o Vereador Natalini, o Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida – Marcos Belizário, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano – Miguel Luiz Bucalem, o Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Recreação – Walter Feldman, o Secretário Municipal das Subprefeituras – Ronaldo Souza Camargo, o Coordenador de Acessibilidade da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marco Pellegrini e o Presidente da Associação Brasileira de Cimento Portland – ABCP – Renato José Giusti Será feita uma retrospectiva do 1º Seminário Paulistano de Calçadas e do 1º Fórum Paulistano de Passeio Público.

Logo depois, acontecerão dois painéis, reunindo especialistas para discussões relativas à proposta do Seminário. Ao fim do dia, todos os participantes estão convidados para um coquetel no local. A inscrição é gratuita e pode ser feita por qualquer interessado, pelo site http://www.natalini.com.br

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

13h30 – Recepção
Hall Salão Nobre – 8º andar

14h00 – Cerimônia de Abertura
Salão Nobre – 8º andar

Apresentação das Retrospectivas:
1º Seminário Paulistano de Calçadas realizado em 2004 pela CMSP
1º Fórum Paulistano de Passeio Público realizado em 2005 pela PMSP

15h00 – Painel I

Panorama do Programa Passeio Livre no Estado de São Paulo
Eduardo de Souza Cesar – Prefeito do Município de Ubatuba
Eduardo Aliandro Barros – Supervisor de Projetos e Edificações da URBAM – São José dos Campos
Silvana Serafino Cambiaghi – Presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade-CPA da Prefeitura de São Paulo
Mediador
José Renato Melhem – Assessor de Urbanismo do Vereador Gilberto Natalini e diretor do IAB/SP

17h00 – Painel II

A importância do Programa Passeio Livre para a acessibilidade
Ticiane Duarte – Atleta para-olímpica

Sistemas Integrados de Calçadas do Programa Passeio Livre
Concreto Estampado I Ladrilho Hidráulico I Pavimento Intertravado I Placas de Concreto

Ricardo Humberto Moschetti – Gerente Regional São Paulo da Associação Brasileira de Cimento Portland

Calçadas e sua Inserção Urbana e Paisagística
Benedito Abbud – Benedito Abbud Arquitetura Paisagística

Durante o seminário, o Vereador Gilberto Natalini apresentará a nova cartilha do programa Passeio Público

18h40 – Coquetel e network
Espaço Freitas Nobre

Serviço
2º Seminário Paulistano de Calçadas
Data – 6 de novembro de 2009
Local – Câmara Municipal de São Paulo
Horário – 13h30 às 19h00

Inscrições gratuitas – www.natalini.com.br
Fone – 11 3396 4405
e-mail – natalini@camara.sp.gov.br

Mais informações:
José Cássio Castanho
Fone 7167 6107
e-mail jcassio@hotmail.com
Câmara Municipal de São Paulo