Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UFSCar é aprovado pela Capes

Com conceito 4, programa é ligado ao recém-criado Departamento de Ciências Ambientais e conta com docentes de diferentes departamentos da Universidade
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, no último dia 3 de outubro, a aprovação dos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCAm) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Recomendada com nota 4, a proposição do novo programa é uma iniciativa dos docentes ligados ao Bacharelado em Gestão e Análise Ambiental e ao recém-criado Departamento de Ciências Ambientais (DCAm) do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Além do DCAm, também participam da proposta docentes dos departamentos de Engenharia Civil (DECiv), Engenharia de Materiais (DEMa), Engenharia de Produção (DEP), Sociologia (DS) e Botânica (DB). 

O PPGCAm tem uma área de concentração em Ciências Ambientais e três linhas de pesquisa: Ambiente e Sociedade; Sistemas Ecológicos e Geociências; Gestão da Paisagem. O objetivo do Programa é formar recursos humanos para desenvolver estudos interdisciplinares usando instrumentos conceituais e metodológicos essenciais das Ciências Ambientais. O início das atividades está previsto para agosto de 2013.

Em setembro a Capes já havia aprovado a criação do mestrado profissional em “Gestão de Organizações e Sistemas Públicos” da UFSCar, iniciativa ligada a um projeto institucional que pretende contribuir para a qualificação dos agentes públicos e será oferecido para os públicos interno e externo à UFSCar. O curso será composto por três linhas de pesquisa científico-tecnológicas: “Gestão de Organizações Públicas”, “Gestão de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação” e “Estado e Políticas Públicas”. Com as duas novas propostas aprovadas pela Capes, a Universidade passa a ter 44 programas de pós-graduação, com seis cursos de mestrado profissional, 39 de mestrado e 26 de doutorado. Mais informações podem ser obtidas nos sites dos novos programas, disponíveis a partir da página da Pró-Reitoria de Pós-Graduação na Internet, em http://www.propg.ufscar.br.


Contato para essa pauta: Rodrigo Botelho    Telefone: (16) 3351-8120