Prefeitura apoia APAS na campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco em São Paulo

A adesão das três grandes redes – Grupo Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart – fará com que 1,7 bilhão de sacolas descartáveis deixem de ser distribuídas a partir de 25 de janeiro de 2012

São Paulo, 15 de dezembro de 2011 – Com o apoio da Prefeitura de São Paulo à campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco, formalizado nesta quinta-feira, 15/12, a Associação Paulista dos Supermercados (APAS) contabiliza o sucesso das ações de sustentabilidade em 2011. O evento realizado em São Paulo reuniu o presidente da APAS, João Galassi, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Bruno Covas, o secretário do Verde e Meio Ambiente da capital paulista, Eduardo Jorge, o prefeito de Jundiaí, Miguel Haddad, o coordenador-geral da secretaria executiva da Rede Nossa São Paulo, Oded Grajew, prefeitos de vários municípios que já aderiram à campanha, diretores da APAS e presidentes das principais redes supermercadistas do País: Grupo Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart.

A partir do dia 25 de janeiro de 2012 os consumidores não encontrarão mais as sacolas descartáveis nos supermercados. A data foi firmada por meio de um Termo de Cooperação assinado com o Governo do Estado de São Paulo em maio de 2011. Até agora, mais de cem municípios do Estado de São Paulo já aderiram à Campanha.

Somente as três grandes redes supermercadistas deixarão de distribuir 1,7 bilhão de sacolas descartáveis em suas 600 lojas no Estado de São Paulo. Como alternativa, os supermercados irão oferecer, a preço de custo, sacolas biodegradáveis compostáveis, feitas de amido de milho, e sacolas reutilizáveis, além de incentivar outras formas de transporte.

“O setor supermercadista levantou a bandeira da conscientização e reflete uma demanda da sociedade, cada vez mais atenta às questões ambientais”, afirma Galassi. Os supermercados respondem pelo abastecimento de 85% da população brasileira e constituem um palco privilegiado para fomentar o debate em torno do consumo consciente e da preservação ambiental. Só no Estado de São Paulo, 37 milhões de consumidores abastecem seus lares nos supermercados.

Resultados da Campanha – A cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo, foi a primeira a implantar a campanha de conscientização Vamos Tirar o Planeta do Sufoco, em 31 de agosto de 2010. A ação conjunta da APAS e Prefeitura, com o apoio do Procon, Sindivarejista e CDL, estimulou os consumidores a deixar de lado as sacolas descartáveis e priorizar as sacolas reutilizáveis e outros meios para transportar as compras.

Resultados da pesquisa realizada em Jundiaí após um ano do projeto-piloto:
77% dos habitantes aprovam a medida
73% não desejam a volta do modelo antigo
83% querem a mesma ação em outros segmentos do comércio
93% desejam que a campanha seja estendida a todo o Estado de São Paulo
83% foi a redução do consumo de sacolas descartáveis

Principais alternativas adotadas pela população para transportar suas compras*:
89% sacolas reutilizáveis
45% caixas de papelão
30% sacolas biodegradáveis compostáveis
16% carrinho de feira
13% caixa de plástico
Fonte: Ibope Inteligência/APAS
* Questão de múltipla escolha

Guia da Loja Verde – Em complemento à campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco, a APAS lançou em novembro o Guia da Loja Verde. A publicação oferece aos supermercadistas exemplos de práticas sustentáveis nas lojas, contribuindo para o aproveitamento de recursos, coleta seletiva de lixo, escolha de materiais mais ecológicos redução de custos com água e energia elétrica, retorno financeiro, valorização da marca, criação de novos relacionamentos comerciais, conscientização e preservação ambiental. O Guia está disponível no portal APAS para download gratuito.

Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade conta com 1.200 associados, que somam 2.600 lojas.

Visite o site http://www.portalapas.org.br
Blog: http://www.vamostiraroplanetadosufoco.org.br
Siga no Twitter http://www.twitter.com/infoapas

Assessoria de Imprensa APAS
Approach – 11 3846–5787
Neide Martingo – neide.martingo@approach.com.br – ramal 24
Cintia Beck – cintia.beck@approach.com.br – ramal 22 ou 11 7893-3422