Klabin é eleita a empresa com melhor prática de Gestão do Capital Natural pelo Carbon Disclosure Project (CDP)

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, foi reconhecida na manhã desta quarta-feira, dia 4, como a empresa que possui a melhor prática de Gestão do Capital Natural na edição 2015 do Carbon Disclosure Project (CDP) Latin America. O anúncio foi feito durante o lançamento do Relatório do Brasil 2015: Climate, Water e Forest, em cerimônia no Insper, em São Paulo.


A inédita iniciativa reuniu experiências relacionadas à Gestão de Riscos Hídricos, Uso de Preço Interno de Carbono e Gestão do Capital Natural das 20 empresas melhor pontuadas de acordo com a metodologia de avaliação do CDP. Dentre as empresas, a Klabin se destacou pelos resultados alcançados na Gestão do Capital Natural: 100% de certificação das florestas plantadas e meta para certificar todos os fornecedores em três anos, aumento de 3% no reuso de água; 86,5% de fontes renováveis de energia, redução de 55,6% de emissão de gases do efeito estufa nos últimos 10 anos e ainda a diminuição de 94 mil toneladas por ano do consumo de óleo combustível com economia de emissão de 290 mil toneladas de CO² por ano.


“Para a Klabin, gerir capital natural é gerir o patrimônio socioambiental e garantir perenidade e prosperidade aos territórios e populações que neles interagem. Quando a Klabin alcança resultados tão expressivos de gestão do capital natural, garante, entre outros ganhos, a manutenção da biodiversidade de um dos biomas mais afetados pelo desenvolvimento humano, a Mata Atlântica e, assim, comprova que é possível alcançar o equilíbrio entre a intervenção humana e os sistemas naturais”, afirma Carime Kanbour, gerente de Gestão de Sustentabilidade e Comunicação da Klabin.


 A escolha reuniu integrantes do Conselho Técnico-Consultivo do CDP em uma Comissão Julgadora. Esse grupo foi formado por representantes de investidores, especialistas, entidades de classe, organizações empresariais e da academia.

 

Sobre a Klabin

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, é líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e madeira em toras. Fundada em 1899, possui atualmente 14 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Está organizada em três unidades de negócios: Florestal, Papéis (papel cartão, papel kraft e reciclados) e Conversão (papelão ondulado e sacos industriais).

 

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

 

Saiba mais em http://www.klabin.com.br