Instituto Trata Brasil recebe Prêmio CAIS de Saneamento Básico e Ambiental

O Instituto Trata Brasil recebeu ontem, 30.06, durante o Congresso pela Sustentabilidade dos Investimentos em Saneamento (CAIS) 2010, o Prêmio CAIS de Saneamento Básico e Ambiental, na categoria Entidade da Sociedade Civil Amiga e Protetora do Saneamento. O Instituto Trata Brasil foi eleito pela votação de um júri especialista e pela votação do público participante do Congresso.

Para André Castro, presidente do Instituto Trata Brasil, o prêmio é um reconhecimento do trabalho e da luta do Instituto pela universalização do saneamento, desde a sua fundação em 2007. “Ficamos honrados com o prêmio, que funciona como um incentivo para continuarmos aprimorando nosso trabalho. O prêmio é o resultado da prática concreta de nossa missão”, disse.

O objetivo do prêmio CAIS é eleger as instituições e dirigentes que apresentaram contribuições significativas para a melhoria do saneamento básico e ambiental no Brasil, no biênio 2010-2011. Estavam concorrendo renomadas instituições. Além do Instituto Trata Brasil, a Caixa Federal foi premiada na categoria Agente Financeiros para o Saneamento; Gesner Oliveira, presidente da Sabesp, na categoria Dirigentes de Concessionárias de Saneamento; e o professor Pedro Além Sobrinho, na categoria “Inovação da Gestão ou Tecnologia de Saneamento”.

Instituto Trata Brasil
O Instituto Trata Brasil é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), iniciativa de responsabilidade socioambiental que visa a mobilização dos diversos segmentos da sociedade para garantir a universalização do saneamento no País.

Criado em julho de 2007, o Instituto Trata Brasil tem como proposta informar e sensibilizar a população sobre a importância e o direito de acesso à coleta e ao tratamento de esgoto e mobilizá-la a participar das decisões de planejamento em seu bairro e sua cidade; cobrar do poder público recursos para a universalização do saneamento; apoiar ações de melhoria da gestão em saneamento nos âmbitos municipal, estadual e federal; estimular a elaboração de projetos de saneamento e oferecer aos municípios consultoria para o desenvolvimento desses projetos, e incentivar o acompanhamento da liberação e da aplicação de recursos para obras.

Hoje, o Instituto conta com o apoio das empresas e entidades Amanco, Braskem, Solvay Indupa, Tigre, CAB Ambiental, Foz do Brasil, Acqua Manager, Fundação Getúlio Vargas (FGV), Pastoral da Criança, Agencia Nacional de Águas (ANA), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), Associação Brasileira de Municípios (ABM), Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (Aesbe), Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon), Medley, Instituto Coca-Cola e Instituto Brasil PNUMA. Visite o site http://www.tratabrasil.org.br

Mais informações
Instituto Trata Brasil – Comunicação
Milena Serro (11) 3021-3143 – milena.serro@tratabrasil.org.br