Instituto C&A e GESC abrem inscrições em programa de

O 7º GESC – Instituto C&A terá como foco a capacitação e o fortalecimento das organizações sociais; inscrições podem ser feitas até 13 de julho

São Paulo, julho de 2010 – Para contribuir com o fortalecimento da gestão de organizações da sociedade civil, o Instituto C&A, em parceria com o Instituto GESC, abre inscrições para a 7ª turma do GESC – Instituto C&A. O programa, voltado à capacitação de ONGs, alia aspectos conceituais e práticos e tem o objetivo de permitir que as organizações participantes adquiram e ampliem a sua competência em gestão, o que contribuirá para a melhoria da qualidade das ações desenvolvidas.

O grande diferencial do GESC é a ação prática, ou seja, a aplicação de uma metodologia de diagnóstico que permite que cada organização elabore um plano para atender às necessidades então identificadas. Assim, ao final do curso, além do conhecimento teórico adquirido, as ONGs participantes terão elaborado um plano estratégico que permitirá o aprimoramento de suas ações. As organizações contarão, ainda, com o suporte dos voluntários do Escritório Central da C&A em Barueri (SP), que exercem importante papel como consultores dos projetos.

O programa conta com 12 módulos temáticos. São eles: Estratégia; Conquista da Qualidade; Projetos – Preparação e Gestão; Comunicação Social; Gestão de Pessoas; Captação e Viabilização de Recursos; Marco Legal – Conjuntura e Legislação; Gestão de Recursos Financeiros; Tecnologia da Informação; Princípios de Governança; Gestão do Conhecimento; Trabalho em Rede e Políticas Públicas.

O processo seletivo será realizado por técnicos do Instituto GESC. As inscrições devem ser feitas pelo site http://www.gesc.org.br até 13 de julho de 2010. Podem se inscrever no 7º GESC – Instituto C&A instituições privadas, sem fins lucrativos, constituídas sob a forma de associação, fundação ou cooperativa. As instituições deverão também ter sede nas cidades de São Paulo, Osasco, Barueri, Carapicuíba e cidades próximas. Cada organização deverá ser representada por um gestor atuante na área-fim da organização – ligada à causa, à sua atividade social – e também um gestor ligado à área administrativa da organização.

O curso será realizado em Alphaville, Barueri, onde funcionam os escritórios centrais da C&A e do Instituto C&A, no período de 20 de julho a 18 de novembro de 2010. As aulas acontecerão às terças, quartas e quintas-feiras, das 18h30 às 21h30. Não haverá custo de participação para as instituições, uma vez que o programa está sendo realizado com o apoio do Instituto C&A. A contrapartida das organizações participantes será a presença, o desenvolvimento das atividades previstas na formação e as despesas de logística.

Para mais informações, o edital pode ser acessado no http://www.ambafia.org.br/2008/gesc/edital_gesc_cea.pdf

SERVIÇO
7º GESC – Instituto C&A
Inscrições: Devem ser feitas no http://www.gesc.org.br até o dia 13 de julho de 2010
Período do curso: 20 de julho a 18 de novembro de 2010
Horários: Aulas às terças, quartas e quintas-feiras, das 18h30 às 21h30
Mais informações: janainak@fia.com.br ou no telefone (11) 3733-2125.

Sobre o GESC
O GESC – sigla para Gestão para Organizações da Sociedade Civil – é um programa de aperfeiçoamento de gestores sociais cujo objetivo é incrementar os níveis de profissionalismo, organização e eficiência nas instituições do terceiro setor. Todo o curso é ministrado por executivos e empresários voluntários da Associação dos MBAs da FIA/USP.
Com duração de três meses, o GESC apresenta em nove módulos e em um projeto prático os conceitos e experiências empresariais que servirão como ferramenta para a administração das ONGs. O curso inclui 140 horas de atividades, 90 delas de teoria e 50 de prática. As aulas são ministradas no período noturno e aos sábados, três vezes por semana, em locais variados cedidos pelos parceiros da entidade.
O GESC proporciona aos participantes as condições de aplicação, em suas próprias instituições, das teorias e técnicas gerenciais aprendidas. Também oferece um espaço de reflexão, debate e troca de experiëncias entre os profissionais das várias organizações sociais. O método utilizado no curso envolve o estudo de conceitos de gestão e a identificação das preocupações e necessidades gerenciais das diferentes entidades participantes. Além de uma proposta de trabalho do aluno visando o aprimoramento administrativo de sua instituição, com acompanhamento individualizado.
Por meio do programa de Gestão para Organizações da Sociedade Civil, a Associação dos MBAs da FIA/USP é reconhecida com os títulos de Utilidade Pública Estadual e Federal.
Sobre o Instituto C&A
O Instituto C&A, criado em 1991, concebe, planeja, gerencia e executa a política de investimento social da empresa C&A. Sua missão é promover a educação de crianças e adolescentes das comunidades onde a C&A está presente, por meio de apoio técnico e financeiro, de alianças e do fortalecimento de organizações sociais. Atualmente, o trabalho do Instituto C&A abrange organizações sociais que atuam em 84 cidades.

O Instituto C&A organiza suas atividades e programas em torno de três áreas: Educação, Arte e Cultura; Desenvolvimento Institucional e Comunitário; e Mobilização Social. Os programas desenvolvidos são Prazer em Ler, Educação Integral, Educação Infantil, Redes e Alianças, Desenvolvimento Institucional e Voluntariado.

Os objetivos estratégicos que servem de base para a formulação de seus programas e ações são os seguintes: desenvolver competências organizacionais a fim de manter sua sustentabilidade; aumentar a eficiência e eficácia de seus processos de gestão; produzir conhecimento em educação e gestão institucional; desenvolver as organizações sociais e suas lideranças; contribuir para a realização das políticas públicas em educação; aumentar a eficiência e eficácia na aplicação dos recursos; assegurar oportunidades de participação social qualificada aos funcionários da C&A; e fortalecer as organizações sociais na sua relação com a escola e a família.

Desde sua fundação, o Instituto C&A já investiu cerca de US$ 72 milhões em 1,5 mil projetos sociais em todo o Brasil, envolvendo aproximadamente 1 milhão de pessoas, especialmente crianças, adolescentes e educadores.

Mais informações:
Máquina da Notícia
Rení Tognoni – reni.tognoni@maquina.inf.br – (11) 3147-7912
Natalia Palmieri – natalia.palmieri@maquina.inf.br – (11) 3147-7421
Larissa Saram – larissa.saram@maquina.inf.br – (11) 3147-7406