GRUPO PÃO DE AÇÚCAR E NOKIA LANÇAM ALO RECICLE

Programa de reciclagem de celular contará com campanha de incentivo

São Paulo, 18 de julho de 2010 – O Grupo Pão de Açúcar e a Nokia do Brasil unem seus conhecimentos e experiências na área de sustentabilidade para lançar o ‘Alo Recicle’, um programa de reciclagem de celulares, acessórios e baterias. Inicialmente, a parceria estabelece a instalação de pontos de arrecadação em 41 lojas das redes Pão de Açúcar e Extra, no estado de São Paulo, e cidades de Salvador e Fortaleza (*).

A ideia da Nokia de criar um amplo programa de reciclagem de celulares no país surgiu após pesquisa realizada pela empresa, em 2008, com a participação de 6.500 pessoas de 13 países, incluindo o Brasil. Segundo o estudo, apenas 3% das pessoas no mundo costumam reciclar seus celulares usados. No Brasil, o número é ainda menor: apenas 2%. A maior parte dos usuários guarda os aparelhos antigos em casa, sem uso. Três em cada quatro consumidores nem mesmo cogitam a reciclagem e quase a metade dos entrevistados ainda não sabe que isso é possível.

Estimativas da empresa apontam que se todos os cerca de 4,8 bilhões de usuários no mundo devolvessem pelo menos um aparelho em desuso, seria possível economizar 380 mil toneladas de matéria-prima e reduzir a emissão de gases, com efeito idêntico à retirada de quatro milhões de carros das ruas. Um aparelho celular é composto por 45% de plástico; 35% de metais; 10% de vidro e cerâmica; 9% de bateria; 0,11% de materiais preciosos e 0,9% de outros materiais. A reciclagem possibilita a economia de energia, de produtos químicos e resíduos. De 65 a 80% dos materiais de um aparelho podem ser reciclados, mas até 100% podem ser recuperados, se transformados em outros produtos e na geração de energia.

O Grupo Pão de Açúcar, por sua vez, tem protagonizado as iniciativas de reciclagem no varejo brasileiro. Desde 2001, a empresa mantém Estações de Reciclagem em suas lojas, iniciativa que já soma 197 pontos para depósito de papeis, metais, vidros e plásticos, além de óleo de cozinha usado, em 31 municípios brasileiros. A empresa também conta com Caixas Verdes, o programa de reciclagem pré-consumo para arrecadação de embalagens no caixa, no ato da compra.

Para Hugo Bethlem, Vice Presidente Executivo do Grupo Pão de Açúcar, é fundamental que os setores se unam e possam replicar as boas práticas. “A parceria com a Nokia reforça a preocupação das duas empresas em informar ao consumidor a importância de adotar hábitos sustentáveis no dia-a-dia e criar soluções que facilitem seu engajamento”, afirma. Ele lembra que os pontos de coleta envolvem locais de uso freqüente e fácil acesso, no caso, as lojas de super e hipermercados do Grupo Pão de Açúcar.

Luiz Xavier, Diretor de Care da Nokia do Brasil, destaca que o programa está começando com 41 pontos de coleta, mas deve ser ampliado ainda este ano, chegando a 130 lojas da Rede Pão de Açúcar. “Pretendemos em conjunto com o Grupo Pão de Açúcar criar uma grande rede e transformar o Alô Recicle em um dos maiores projetos de reciclagem de telefones celulares do país”, afirma. O executivo explica que o projeto é uma extensão local do programa We:Recicle, que a empresa mantém globalmente. Além de reciclagem, a Nokia mantém diversas políticas de preservação do meio ambiente no mundo todo, com foco em gerenciamento de energia e substâncias.

COMO FUNCIONA O ALÔ RECICLE

Os pontos para descarte dos aparelhos, baterias e acessórios estão instalados em locais de fácil acesso no interior das lojas. Todos os materiais coletados serão recolhidos pela Nokia do Brasil e encaminhados para um centro de triagem na cidade de São José dos Campos, interior paulista. De lá, seguirão para o exterior – as baterias encaminhadas para um parceiro da operação na Cidade do México e restante do material reciclado vai para Chicago, nos Estados Unidos.

As matérias primas coletadas se transformam em novos produtos, tais como brinquedos, eletrônicos, produtos odontológicos e até pavimento asfáltico.

CAMPANHA DE INCENTIVO

Para dar inicio a ação e estimular a reciclagem de celulares, durante um mês (até 18 de agosto), acontece a campanha “Troca com Troco”. A mecânica prevê que na troca do aparelho usado por um novo, os clientes que levarem seus celulares antigos para reciclagem terão descontos de R$ 15 (qualquer marca) e R$ 30,00, no caso de um celular Nokia de valor superior a R$ 149,00. A ação é válida para as 41 lojas participantes do projeto.

Para garantir o entendimento e o engajamento dos consumidores, as duas empresas também trabalham em uma campanha informativa sobre a importância da adoção da prática da reciclagem, seus impactos e como os consumidores podem contribuir evitando o descarte inadequado dos aparelhos e com a preservação do meio ambiente, com destaque para os lençóis freáticos, solos e rios, fortemente prejudicados pela contaminação de resíduos, como PVC e o bromo.

Site da campanha – http://www.nokiatrocacomtroco.com.br

GRUPO PÃO DE AÇÚCAR
Pioneiro no setor varejista de alimentos no Brasil, o Grupo Pão de Açúcar é hoje a maior empresa de varejo do País com mais de 1.080 lojas, entre super e hipermercados, além de postos de combustíveis e drogarias. A companhia mantém operações em 18 estados de todas as regiões do Brasil e Distrito Federal, totalizando mais de 1,7 milhão de m² de área de vendas e 80 mil colaboradores. Ao se unir a Casas Bahia, a empresa passará a ser o maior empregador privado do País, com mais de 140 mil funcionários. Para garantir a atuação no mercado e atender às diferentes necessidades e expectativas dos consumidores, a empresa mantém uma estrutura multiformato com os modelos: supermercados (Pão de Açúcar, Extra, CompreBem e Sendas), hipermercados (Extra), lojas de bens duráveis (Ponto Frio, Extra-Eletro), lojas de conveniência (Extra Fácil) e atacarejo (Assai Atacadista). A companhia também atua no comércio eletrônico nas áreas de alimentos, através do site http://www.paodeacucar.com.br, e não alimentos, com os sites http://www.extra.com.br e http://www.pontofrio.com.br. Uma vez implementada a associação com Casas Bahia, também passará a atuar através do site http://www.casasbahia.com.br.

SOBRE A NOKIA

Na Nokia, estamos comprometidos em conectar pessoas. Combinamos tecnologia avançada com serviços personalizados que permitem aos nossos consumidores estar próximo do que realmente importa a eles. A cada dia, mais de 1,2 bilhão de usuários se conectam com um Nokia – desde celulares até smartphones e computadores de alta performance. A Nokia integra seus aparelhos com serviços inovadores por meio de Ovi (http://www.ovi.com), incluindo música, mapas, aplicativos, e-mail e muito mais. A NAVTEQ é líder global em mapas digitais e soluções de navegação, enquanto a Nokia Siemens Networks fornece equipamentos e serviços para redes de comunicação. Para mais informações, acesse http://www.nokia.com.br. Os produtos Nokia também podem ser adquiridos em nokia.com.br/loja.

(*) Relação de Lojas Participantes:
Extra: São Paulo Cidade Dutra, Anhanguera, Nova São Miguel, Santo Amaro, Penha (2), Aricanduva (2), N. Senhora da Lapa, Interlagos, Guaianazes, Anchieta, Guarapiranga, Tatuapé, Aeropoto, Guarulhos Centro, João Dias, Interlagos, Brigadeiro, São Miguel, Itaim Paulista, Freguesia do Ó, Sorocaba, Diadema, Praia Grande, S. Bernardo, Santo André, Mauá, Santos, Taboão da Serra, Raposos Tavares e Carapicuíba;
Pão de Açúcar: Vila Clementino e Jabaquara. Mais informações: 08007732732
Fortaleza: Montese,Fortaleza, Parangaba e Aguanambi;
Salvador: Paralela, Rótula e Vasco da Gama. Mais informações : 0800115060

Informações para a imprensa:

Grupo Pão de Açúcar
Paula Pedrão/ Caroline Colunna
11 3886-0465/ 0926
Siga-nos do Twitter! – http://www.twitter.com/assessoriagpa

Nokia
Rodrigo Padron – rodrigo.padron@lvba.com.br – 11 3039.0669Luís Joly – luis.joly@lvba.com.br – 11 3039.0677Thais Cerioni – thais.cerioni@lvba.com.br – 11 3039.0663Vitor Vieira – vitor.vieira@lvba.com.br – 11 3039.0695

Caroline Colunna
Tel: 11-3886-0926caroline.colunna@grupopaodeacucar.com.br