Futuro dos negócios está na sustentabilidade

Desafio do Sebrae é organizar e ampliar esse conceito na gestão das pequenas empresas
Da redação
Marcas, produtos e serviços resultantes de práticas sustentáveis são cada vez mais um diferencial competitivo de mercado, exigido pelo consumidor das empresas independentemente do seu porte. Por essa razão, o Sebrae, que há 40 anos trabalha pelo desenvolvimento das micro e pequenas empresas no Brasil, tornou-se patrocinador oficial da Rio+20. O objetivo é inserir o desenvolvimento sustentável – nos seus três eixos: ambiental, econômico e social – definitivamente na agenda dos pequenos negócios, por meio de atitudes simples e do uso de tecnologias verdes.
“Os objetivos de toda empresa são gerar lucro e permanecer no mercado. Se ela consome muita energia e água, por exemplo, tem custos altos, o que é uma desvantagem competitiva. Mas, ao controlar o uso dos recursos, ela ao mesmo tempo melhora a gestão do negócio e contribui para o meio ambiente. Por isso é que vemos lucro e sustentabilidade como objetivos comuns”, explica o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.
De todas as empresas brasileiras, 99% são micro ou pequenas, com faturamento bruto anual de no máximo R$ 3,6 milhões. O segmento reúne lavanderias, padarias, salões de beleza, estabelecimentos de comércio, indústrias de pequeno porte, empresas de construção civil e outras, que somam mais de 6 milhões de empreendimentos. Essas empresas são responsáveis por 53% dos empregos formais no país e respondem por 25% do Produto Interno Bruto (PIB). O desenvolvimento sustentável, portanto, precisa necessariamente ser adotado por esse segmento.
“Já existem bons exemplos de ações sustentáveis nos pequenos negócios, mas o desafio é organizar essa agenda, aproximar os empreendedores das tecnologias disponíveis, dos sistemas de financiamento e das melhores práticas da sustentabilidade”, completa Barretto.
Na Rio+20, o Sebrae vai oferecer palestras, cursos e oficinas gratuitos de capacitação para proprietários de micro e pequenas empre sas. Além disso, haverá exposição de empresas provedoras de tecnologias verdes e uma feira que traz oportunidades para quem pretende iniciar um negócio próprio com o viés da sustentabilidade.
Agenda na Rio+20
Entre os dias 15 e 23 de junho, do centro da cidade à Barra da Tijuca, a capacitação empresarial verde estará inserida na programação da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Os eventos contemplam empreendedores e quem deseja se tornar dono do próprio negócio.
No Parque do Flamengo, o Espaço Sebrae de Educação oferecerá capacitação e treinamento a empresários de micro e pequenos negócios. As palestras, oficinas e clínicas tecnológicas, com programação diária das 9h às 17h, terão temas relacionados à sustentabilidade, como eficiência energética, redução de desperdício, política de resíduos sólidos, negócios verdes e boas práticas em empresas.
No mesmo local e período, 24 oportunidades surgidas com a econom ia verde serão mostradas na Feira do Empreendedor. As empresas, divididas em duas turmas de 12, apresentarão, em 400 metros quadrados, máquinas, ferramentas, tecnologias, técnicas e franquias que podem transformar um pequeno negócio em empreendimento sustentável. Das 10h às 19h.
Os empreendedores também terão acesso às consultorias de 24 empresas de vanguarda na Mostra Sebraetec. Práticas sustentáveis, como gestão de resíduos sólidos e eficiência energética são o negócio dos 500 fornecedores de pequeno porte que buscam na inovação os diferenciais competitivos para um novo patamar de atuação no mercado global. A conta da consultoria é dividida entre o empresário e o Sebrae. Das 10h às 20h.
No Parque dos Atletas, o Estande Interativo do Sebrae apresentará projetos relacionados à sustentabilidade, como uma maquete que explica a tecnologia de Produção Agroecológica Integrada Sustentável (Pais), um cubo interativo sobre o programa Sebraetec, um vídeo sobre o Centro Sebr ae de Sustentabilidade e um filme em 3D que mostra o Amazontech. Informações sobre financiamento, práticas, produção e consumo baseados na sustentabilidade também estarão disponíveis. Das 11h às 19h, de segunda a sexta, e das 10h às 19h, aos sábados e domingos.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7851 / 3243-7852 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800