Evento lança primeiro portal brasileiro voltado à criação de uma rede de investidores a empreendedores de baixa renda

São Paulo, 23 de novembro de 2010 – O Instituto Walmart, que já apoiou mais de 30 projetos de geração de renda desde 2005 e a ONG Impulso Crédito ao Microempreendedor (organização responsável pelo microcrédito da Aliança Empreendedora) promoveram nesta terça-feira (23) o evento “Microcrédito: Um aliado para inclusão social”, com a apresentação de três cases de sucesso voltados ao Microcrédito Produtivo Orientado.

Os projetos foram apresentados por Lina Useche da Impulso Crédito ao Microempreendedor; Lília Prado da Acreditar Capital Humano e Alessandra França do Banco Pérola e o painel contou com a mediação de Lauro Gonzalez, professor da EAESP-FGV e Coordenador do Centro de Estudos em Microfinanças da FGV.

“É fundamental alavancar as iniciativas que tratam do tema pois trata-se de uma inovação social com grande poder de transformação. Ainda mais se considerarmos como isso afeta a inclusão de mulheres empreendedoras. É com grande satisfação que destacamos três projetos liderados por mulheres e promovemos o debate sobre o tema”, diz Paulo Mindlin diretor do Instituto Walmart.

Durante o evento, a Impulso apresentou o primeiro portal brasileiro – Portal IMPULSO de Anjos Investidores – com a finalidade de criar uma rede de crédito exclusiva a empreendedores de baixa renda em todo o País.

Segundo estimativas de 2009, do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia Estatística – a demanda por microcrédito no Brasil envolve entre 10 e 12 milhões de empreendimentos. Destes, a maioria encontra-se em situação informal e sem acesso a bancos. Este universo é composto por pessoas físicas que produzem os mais variados tipos de produtos – costureiras, artesãos, cozinheiras ou ainda grupos formados em pequenas comunidades isoladas ou distantes, geograficamente, de centros de comercialização.

O Portal IMPULSO de Anjos Investidores (www.impulso.org.br), que recebe o apoio do Instituto Walmart, foi criado a partir de um modelo que já faz sucesso nos Estados Unidos (www.kiva.com) e nasce como ferramenta pioneira e estratégica para a captação de recursos, fazendo com que o número de microempreendedores beneficiados possa crescer, com doações voluntárias dos chamados “Anjos Investidores”.

O investimento pode ser feito pelo site por qualquer pessoa física dentre uma série de negócios pré-selecionados e chancelados pelos consultores da IMPULSO. Lá é possível também acompanhar o desenvolvimento dos projetos investidos e as histórias das microempresas.

“O ideal do Portal IMPULSO de Anjos Investidores é dar as pessoas a possibilidade real, segura e eficaz de contribuir para a transformação da vida de uma pessoa, de uma comunidade, de um estado e de um país”, explica Lina Useche, co-fundadora e Diretora Executiva da IMPULSO – Crédito ao Microempreendedor. Quando o empreendedor paga o crédito, o investidor pode novamente usá-lo para outros negócios, sem ter que investir novamente.

“A parceria do Instituto Walmart com a Aliança Empreendedora vem de longo prazo e juntos tivemos as primeiras experiências de apoio ao microcrédito, que foram muito positivas para gerar a inclusão social e econômica. O Instituto Walmart acredita que essa estratégia tem um grande poder transformador ao empreendedor de baixa renda e não nos resta dúvida de que o Portal vem para ampliar e fortalecer as inúmeras iniciativas e projetos existentes no País”, complementa Paulo Mindlin.

Os principais objetivos do Portal IMPULSO de Anjos Investidores:

1. Dar acesso a microcrédito produtivo orientado de baixo custo com prazos de reembolso flexíveis para microempreendedores urbanos e rurais de baixa renda em todo o Brasil;

2. Dar possibilidade a pessoas de todo mundo investir e interagir com microempreendimentos e contribuir para o seu desenvolvimento e de suas comunidades, gerando transformações efetivas sem precisar “sair de casa”.

3. Formar uma rede de organizações sociais aliadas que atuam no apoio à microempreendedores, geração de trabalho e renda no Brasil, compartilhando o acesso ao Portal e Microcrédito.

Sobre a IMPULSO – Crédito ao Microempreendedor

A Impulso Microcrédito é uma organização social que apoia microempreendedores de baixa renda provendo acesso a microcrédito produtivo orientado, e através de parcerias estratégicas com outras Organizações, amplia o apoio abrindo oportunidades de acesso a Conhecimento e comercialização. Ao mesmo tempo a Impulso conta Portal de “Anjos Investidores” para conectar os microempreendedores a pessoas físicas que queiram investir e acompanhar o desenvolvimento dos microempreendedores. Pelo trabalho realizado, em 2010, a Impulso foi premiada pela International Youth Foundation no programa Global: YouthActionNet.

Sobre o Instituto Walmart

O Walmart Brasil mantém no país desde 2005 o Instituto Walmart, agente social da empresa que busca desenvolver comunidades locais por meio de projetos de geração de renda, profissionalização de jovens, desenvolvimento local e valorização cultural. O Instituto Walmart financia hoje 43 projetos no país, frutos de investimentos da ordem de R$ 8,5 milhões este ano.

http://www.institutowalmart.com.br

Walmart Brasil – Assessoria de Imprensa

Cristina Cassis – (11) 2103 5103 / (11) 9440 1034 – cristina.cassis@wal-mart.com
Simone Cardoso – (11) 2103-5536 / (11) 8379-5666 – simone.carodoso@wal-mart.com

http://www.walmartbrasil.com.br
http://www.twitter.com/imprensawalmart