Ètica , afinal porquê?

Olá Colegas do Blog, leitores fieis e demais amigos que me acompanham neste espaço!
Outro dia, uma jornalista rejeitou um artigo que escrevi porque estava “muito profundo.”Na verdade o que eu havia sugerido como pauta para minha coluna era um artigo que tratava a ètica. Para quem não leu, vale a pena retomar alguns conceitos que abordamos no texto publicado neste Blog:
E por falar sobre a Ètica ela exige reflexão, religação como diz Morin, entre indivíduo, espécie e sociedade. E para que essa religação ocorra é necessário o auto conhecimento e reflexão.

“A palavra Ética é originada do grego ethos, que significa modo de ser, caráter. Através do latim mos (ou no plural mores), que significa costumes, derivou-se a palavra moral.[1]. Em Filosofia, Ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, e seu estudo contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo – sociedade”. “Define-se Moral como um conjunto de normas, princípios, preceitos, costumes, valores que norteiam o comportamento do indivíduo no seu grupo social”.

Por que tudo isso é importante? Ètica significa sobretudo um agir com olhar nos impactos das ações que temos com o outro.
Estou cada vez mais convicta que para ter ética não basta apenas se posicionar, é necessário também argumentar, comunicar as pessoas com clareza suas intenções.
O mundo está tão impregnado por pessoas que usam seu poder e suas relações para fins duvidosos que não é mais possivel simplesmente acreditar é necessário comprovar que você está dizendo a verdade.
Ai piorou mas afinal o que é verdade? O que eu enxergo ou o que o outro conta?
As ferramentas de comunicação hoje estão tão dinâmicas e globalizadas que o esforço para alinhar o discurso á prática das empresas também precisa ser adequado a rapidez , seja no envio de um twite ou de email.
Contudo meus caros, a lição do dia é não basta ficar indignado com determinadas situações, é necessário agir imediatamente antes que o meio ( como a internet por exemplo) acabe fazendo o feitiço virar contra o feiticeiro.
Profissionais de comunicação! Comuniquem-se com clareza, Declarem suas intenções e por pior que seja este ato de se pronuciarem de forma contrária a determinados fatos Façam! antes que o veículo acabe lhe comprometendo ou mesmo que você não tenha consciência total sobre os fatos!
Melhor pecar pela quantidade de twites do que pela falta deles, mesmo que isso possa gerar uma crise de imagem. Afinal é melhor uma crise de imagem do que de dignidade!
Autora: Vivian Aparecida Blaso Souza Soares César, Relações Públicas, especialista em Sustentabilidade