Estudo científico aponta forte contribuição do Pólo Industrial de Manaus para a preservação da Amazônia

Os resultados da pesquisa serão apresentados no Congresso Nacional e em exposição temática amanhã, dia 23
Manaus, 22 de setembro de 2009 – Amanhã, dia 23, quarta-feira, a partir das 14h, será realizada uma audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília, para a apresentação da versão final do estudo Impacto virtuoso do Pólo Industrial de Manaus sobre a proteção da floresta amazônica: discurso ou fato?. Participarão do evento parlamentares das Comissões da Amazônia, do Meio Ambiente, de Desenvolvimento Econômico e de Mudanças Climáticas.

O material será apresentado pelo PhD Alexandre Rivas, do Instituto Piatam, e pelo Doutor José Machado, coordenadores da pesquisa, com a participação de Luiz Carneiro, gerente de relações governamentais da Nokia, patrocinadora do projeto, e da SUFRAMA. O estudo também contou com os trabalhos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). A versão acabada da pesquisa recebeu o título de Instrumentos Econômicos para a Proteção da Amazônia – A experiência do Pólo industrial de Manaus.

De acordo com o levantamento, a existência do Pólo Industrial de Manaus, por desenvolver atividades econômicas com ausência ou baixa utilização de recursos florestais em seus insumos e por impulsionar outros setores da economia, colaborou com a redução de 85% a 86% no desmatamento na região de Manaus.

Para Alexandre Rivas, o efeito positivo do PIM é capaz de atenuar o desmatamento no Amazonas em um intervalo que varia de 70% a 86% daquilo que seria se não existisse o Pólo. Para o pesquisador, o PIM possui todos os requisitos para tornar-se um parque industrial ecológico. Segundo o estudo, há espaços para a criação de um sistema de certificação verde para que os produtos manufaturados no PIM tenham um grande valor agregado. A adoção do chamado “selo verde” tem sido defendida pela Nokia, por pesquisadores e por autoridades engajadas com o desenvolvimento da região.

Além da exibição, a pesquisa também ficará em exposição no corredor da Câmara dos Deputados, na mesma cidade, por meio de painéis, de 21 a 2 de outubro. Os murais retratam, em fotos, fases do trabalho realizado pelo PIM para preservar a floresta amazônica.

O resumo da pesquisa foi lançado ano passado durante a Feira Internacional da Amazônia e os seus resultados têm gerado grande repercussão, tendo passado por avaliação de pesquisadores dos Estados Unidos, Europa e América Latina. No dia 23 de agosto, a versão preliminar do estudo foi mostrada a parlamentares das Comissões da Amazônia, do Meio Ambiente, de Desenvolvimento Econômico e de Mudanças Climáticas, também no Congresso Nacional.

Sobre a Nokia
A Nokia é pioneira em mobilidade e líder mundial na fabricação de dispositivos móveis. Hoje, conectamos pessoas de novas e diferentes formas – aliando tecnologia avançada a serviços personalizados que lhes permite estar próximas do que as interessa. Oferecemos informações de mapas digitais por meio da NAVTEQ e equipamentos e serviços para redes de comunicação por meio da Nokia Siemens Networks.

Nossas soluções também podem ser encontradas na Nokia Store SP (Rua Oscar Freire, 849, Jardins – São Paulo) e em nokia.com.br/loja. Siga o perfil @nokiabrasil no Twitter e saiba antes das novidades da Nokia. Para mais informações, acesse http://www.nokia.com.br.

Informações para a imprensa:
LVBA Comunicação – http://www.lvba.com.br
Rodrigo Padron – rodrigo.padron@lvba.com.br – Tel.: (11) 3039 0669
Luís Joly – luis.joly@lvba.com.br – Tel.: (11) 3039 0677
Eduardo Contro – Eduardo.contro@lvba.com.br – Tel.: (11) 3039 0663
Mauricio Oliveira – mauricio.oliveira@lvba.com.br – Tel.: (11) 3039 0695