CTE lança publicação “Sustentabilidade: tendências na construção brasileira 2015”

Nos últimos anos a preocupação com a sustentabilidade da construção civil vem aumentando no Brasil. A maneira tradicional de se construir, sem levar em consideração a água, energia, materiais, resíduos, poluição, está sendo ultrapassada pela iminente necessidade de se fazer um projeto ambientalmente correto. Empreendimentos de diferentes tipologias estão sendo construídos com a adoção de práticas sustentáveis e registra-se um aumento na busca pela certificação de sustentabilidade em diferentes regiões do país.

As novas tecnologias a serviço destas edificações também estão sendo aperfeiçoadas à medida que a procura por esse modelo construtivo mais sustentável tem aumentado no país. Com o objetivo de gerarem o mínimo de desperdício e o máximo de aproveitamento dos recursos naturais, essas tecnologias proporcionam reais vantagens competitivas para aqueles que adotam amplamente o conceito de sustentabilidade nas edificações.

Refletindo sobre os impactos da construção e essa nova realidade do mercado da construção sustentável, o CTE (empresa especializada em consultoria no setor da construção civil) e a Criactive (empresa especializada em pesquisas mercadológicas no segmento da construção civil) uniram suas competências para realizar uma pesquisa de âmbito nacional para entender como os empreendimentos brasileiros que estão em processo de certificação ambiental e os que já obtiveram os certificados atenderam aos vários quesitos sustentáveis e quais sistemas e tecnologias utilizaram para isso.

 

PUBLICAÇÃO

Os resultados dessa pesquisa estão compilados na publicação “Sustentabilidade: Tendências na construção brasileira 2015”, que contempla nove tópicos, nos quais estão distribuídos os dados coletados nesta pesquisa e são analisadas as principais informações:

1. A evolução da sustentabilidade nas edificações – traz uma retrospectiva dos principais eventos e conceitos que marcaram a sustentabilidade e sua relação com as edificações no mundo e no Brasil nas últimas décadas.

2. A pesquisa – apresenta o foco, as etapas, a metodologia e a abrangência da pesquisa realizada entre as empresas.

3. Entendendo os empreendimentos – detalha o perfil das edificações pesquisadas, incluindo tipologias, fases da obra, metragem e localização.

4. Certificação ambiental de edificações – trata do cenário brasileiro de certificações ambientais de edificações, principalmente do selo LEED e AQUA.

5. Importância do terreno para um empreendimento sustentável – aborda as estratégias de seleção de terreno e soluções de mobilidade urbana.

6. O uso eficiente da água – trata de equipamentos, soluções e recursos alternativos para maior conservação e menor consumo de água em edificações.

7. Gestão e Uso de Energia – aborda os sistemas, fontes alternativas e tecnologias economizadoras para maior eficiência energética.

8. Materiais e Resíduos – analisa os diferenciais no uso de materiais sustentáveis e na gestão de resíduos nas edificações.

9. Desafios futuros – reflete sobre os resultados da pesquisa e aponta para as principais tendências e desafios do mercado da construção sustentável.

http://www.cte.com.br/projetos/2015-08-31cte-lanca-publicacao-sustentabilidade-te/