Consumo responsável

Informação à imprensa
Junho de 2010

O diretor-geral do Carrefour, Lars Olofsson, foi eleito esta semana co-presidente da rede “Fórum dos Bens de Consumo” (Consumer Goods Fórum) instituição global independente, focada em problemas mais representativos que atingem os consumidores. Ao lado do também eleito Muhtar Kent, CEO da Coca-Cola Company, a dupla terá a missão de criar iniciativas com conceitos baseados em sustentabilidade, segurança e saúde dos alimentos, e bem-estar do consumidor. O mandato dos executivos segue por dois anos.

Criada em 2009, a rede Consumer Goods Forum reúne mais de 600 empresas parceiras, de mais de 70 países, e tem como objetivo aproximar representantes de companhias globais para troca de conhecimento e desenvolvimento de práticas e estratégias para o consumo.

Segundo a diretora-executiva de Assuntos Corporativos do Carrefour Brasil, Renata Moura, a eleição de Olofsson reforça o compromisso do Grupo em atuar com consumo responsável. “O Carrefour é pioneiro na construção de relacionamentos e ao assumir a direção do Fórum, nosso presidente mundial dá um exemplo da importância do tema e também sua postura de líder empresarial”, declara Renata.

A executiva ressalta ainda que, “no Brasil, o Carrefour tem dado passos consistentes no caminho da sustentabilidade e foi o primeiro grande varejista a eliminar em 100% o uso de sacolinhas plásticas tradicionais, com programa lançado em sua loja de Piracicaba em março deste ano”. Foram oferecidas várias opções mais sustentáveis para o consumidor embalar as suas compras, incluindo sacolas reutilizáveis, as 100% biodegradáveis e caixas de papelão.

Além disso, a empresa estabeleceu 21 indicadores-chave de desempenho social, ambiental e econômico para todas as suas unidades de negócio, presentes em outros programas que desenvolve. Entre os principais estão o Garantia de Origem, que estabelece um padrão de qualidade e exigência na produção dos itens que comercializa acima do que determinam as leis; o Projeto Biodiesel, que transforma o óleo de cozinha usado em combustível; o Projeto Repensar, que recicla o isopor descartado em 100% das unidades paulistas para a confecção de artigos escolares e utensílios domésticos; e o Logística, que identifica parceiros para compartilhar e reduzir a circulação de caminhões, transportando mais carga sem aumentar o consumo de combustível

Sobre o Carrefour
Há 35 anos no Brasil, o Grupo Carrefour é reconhecido como empresa pioneira no mercado varejista. A rede está presente em 18 estados brasileiros, com os formatos Carrefour Hiper, Carrefour Bairro, Atacadão e Dia%, além de oferecer serviços diversos para a conveniência do consumidor, como postos de combustíveis, drogarias, serviços financeiros, turismo, entre outros. A rede também atua na Internet, com o novo canal de vendas http://www.carrefour.com.br. O grupo conta com 70 mil funcionários no Brasil, sendo um dos maiores empregadores do País. No mundo, o Grupo é o segundo maior varejista do mercado, presente em 32 países.

Juliana SouzaA4 Comunicação11 3897 4144 direto /11 3897.4122 pabx julianasouza@a4com.com.brhttp://www.a4com.com.br
(*) Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade e compromisso com o Meio Ambiente. Só imprima se for realmente necessário.