Conheça os finalistas do 3º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade

Terceira edição do prêmio, promovido pela FecomercioSP em parceria com a Fundação Dom Cabral, destaca iniciativas sustentáveis inovadoras

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e a Fundação Dom Cabral (FDC) definiram os 24 finalistas que concorrerão ao 3º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade. A edição deste ano, cujo foco é inovação, contou com mais de mil cadastrados e 247 projetos inscritos.
As inscrições foram distribuídas em três categorias, com algumas subcategorias: Empresa (Microempresa, Pequena/Média Empresa, Grande Empresa, Indústria e Entidade Empresarial); Órgão Público e Academia (Professor e Estudante). A novidade da terceira edição é a premiação para a Indústria, integrada à categoria Empresa. Os vencedores de cada categoria serão conhecidos em 11 de abril e receberão um título de capitalização ou previdência no valor de R$ 15 mil.
A avaliação dos projetos será baseada nos seguintes critérios: inovação, relevância para o negócio, amplitude, resultado e nível de atendimento de um ou mais itens que compõem os 16 Princípios do Varejo Responsável, estabelecidos pela Fundação Dom Cabral. São jurados nesta edição: José Goldemberg, presidente do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP, Fabio Feldmann, consultor de questões relacionadas à sustentabilidade e Helio Matar, diretor presidente do Instituto Akatu pelo consumo consciente.
Finalistas
Na categoria Grande Empresa, os projetos finalistas que se destacaram por ações sustentáveis inovadoras são: Juntos para cuidar ainda mais do meio ambiente, da Unimed Volta Redonda – RJ; São Vicente Sustentável, dos Supermercados São Vicente – SP; Construindo um mundo melhor, Pontal Engenharia – GO.
Já na categoria Pequena/Média Empresa, os classificados são: Programa descarte consciente de medicamentos fora de uso, da BHS – Brasil Health Service – SP; Um projeto para eliminar a ideia de lixo, da TerraCycle do Brasil – SP; Minimizar impactos ambientais é maximizar sua marca: Jeito Bazza de produzir eventos, da Bazza Produções Sustentáveis – SP.
Entre os finalistas de Microempresa, estão os projetos: Coletando cascas de coco do meio ambiente urbano, da Yagasai – You ar greengood and so am I – SP; Falando com a floresta, da Alô Som Componentes Eletrônicos – AM; Produção de tubetes biodegradáveis de germinação e plantio a partir de resíduos industriais e urbanos de fontes renováveis, da Bio Green – Indústria de Produtos Biodegradáveis Ltda. – SP.
As Entidades Empresariais estão representadas pelos finalistas: Crédito consciente para jovens, Sistema Fecomercio Minas – MG; Programa de qualificação de fornecedores para o varejo têxtil, da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (Abvtex) – SP; Coleta seletiva – Reciclar, reciclando para o social, do Sindicato dos Comerciários de São Paulo – SP.
A nova categoria Indústria conta com os projetos finalistas: Criando oportunidades através da biodiversidade, da Beraca Sabará Químicos e Ingredientes S/A – SP; Implantação de Estratégias para a sustentabilidade, da Tricostyl Modas – SP; Uma proposta de sustentabilidade à cadeia produtiva do carvão, da Ondatec Tecnologia Industrial em Microondas Ltda. – MG.
Os projetos selecionados na categoria Órgão Público são: Coleta seletiva no município de Indaiatuba, da Prefeitura Municipal de Indaiatuba – SP; Destinação de pneus no município de Indaiatuba, da Prefeitura Municipal de Indaiatuba – SP; Empreendendo na rua, da Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes – SP.
Na categoria Academia – Professor, os projetos finalistas são: Eco-Eletro – capacitação de cooperativas de reciclagem na triagem segura do lixo eletrônico, de Tereza Cristina Melo de B. Carvalho – SP; Consumo responsável, de Luciana Aparecida Farias – SP; Como um meio de transporte pode colaborar com a sustentabilidade do planeta, dos negócios e ainda ser mais rentável? Vale o esforço?, de Julio Cesar de S. Loureiro – RJ.
Já a Academia – Estudante está representada pelos projetos: Restaurante ecológico clorofila e armazém natural, de Cláudia Lopes Borio – PR; Plano de negócio para uma indústria de transformação de resíduos sólidos, de Anderson Moura dos Santos – SE; Ração Susten, de Gabriel Estevam Domingos – SP.
Sobre o Prêmio
O Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade surgiu em 2008 em comemoração aos 70 anos da entidade e da crescente discussão sobre sustentabilidade que ocorre em todo mundo. A Federação mantém o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e estimula a comunidade empresarial a abraçar essa causa, com o objetivo de construir uma sociedade mais justa.
Mais informações sobre a terceira edição do Prêmio no site: http://www.fecomercio.com.br/sustentabilidade.
Sobre a FecomercioSP
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Responsável por administrar, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), representa um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes e congrega 154 sindicatos patronais que respondem por 11% do PIB paulista – cerca de 4% do PIB brasileiro – gerando em torno de cinco milhões de empregos.
Mais informações:
Assessoria de Imprensa FecomercioSP
Clarisse Ferreira – cferreira@fecomercio.com.br
(11) 3254-1713
Maria Augusta Vitelli – mavitelli@fecomercio.com.br
(11) 3254-1714
Cristina Abreu – csaabreu@fecomercio.com.br
(11) 3254-1712
(11) 3251-3113
Siga a Fecomercio no Twitter – http://www.twitter.com/fecomercio
Conheça o nosso blog: http://www.fecomercio.com.br/blog/