CNseg estimula sustentabilidade na agenda do mercado segurador

Com a adesão aos Princípios para o Desenvolvimento Sustentável de Seguros das Nações Unidas, Confederação Nacional das Seguradoras espera tornar práticas de excelência do setor conhecidas e influenciar no comportamento da sociedade

O mercado brasileiro de seguros vai aderir aos Princípios para o Desenvolvimento Sustentável de Seguros, uma iniciativa do Programa das Nações Unidades para o Meio Ambiente. A adesão será celebrada na Rio+20, conferência que será realizada de 20 a 22 de junho no Rio de Janeiro, e representará um compromisso público de longo prazo do setor de seguros com o desenvolvimento sustentável. “A iniciativa das Nações Unidas de estabelecer princípios para o Desenvolvimento Sustentável de Seguros está alinhada com o que o mercado segurador brasileiro tem defendido ao longo dos anos e, por isso, fortalecerá a cultura e a disseminação deste conceito no mercado nacional”, diz Solange Beatriz Palheiro Mendes, diretora-executiva da CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras).
Os quatro princípios são o resultado de um processo consultivo realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente em parceria com o setor mundial de seguros nos últimos dois anos e serão apresentados às seguradoras brasileiras pela CNseg ao longo de 2012. A primeira apresentação será no dia 7 de fevereiro, em São Paulo, durante o I Workshop Inovação e Oportunidades em Sustentabilidade.
“A tendência mundial de valorização das empresas socialmente responsáveis e sustentáveis já está consolidada. No Brasil, muitas empresas do setor de seguros já abriram área específica para o estudo de ações para uma economia sustentável”, observa Solange Beatriz. O desafio da CNseg é tornar essas práticas de excelência conhecidas, para que possam permear de uma forma pragmática toda a cadeia do mercado segurador, influenciando no comportamento dos clientes – pessoas físicas ou jurídicas –, de investidores, da sociedade, de reguladores e do governo
No workshop, a CNseg também apresentará os resultados de uma pesquisa realizada com 28 seguradoras sobre práticas sustentáveis e lançará um questionário com indicadores de ações sociais, meio ambiente, governança corporativa e transparência. “A proposta é identificar o nível de adesão das seguradoras a esses indicadores”, explica a diretora-executiva da CNseg. O evento contará com a participação de diversos executivos do setor de seguros que atuam na área de sustentabilidade e o objetivo é discutir como aplicar critérios socioambientais na gestão de riscos e o papel do mercado.

Princípios para o Desenvolvimento Sustentável de Seguros

1. Considerar sistematicamente as questões ambientais, sociais e de governança no negócio, princípios, estratégias e operações.
2. Aumentar a consciência da indústria de seguros sobre questões ambientais, sociais e de governança, reduzir o risco e encontrar soluções.
3. Trabalhar em conjunto com a sociedade para reforçar nossa eficiência na implementação dos Princípios.
4. Ser transparente ao comunicar as nossas atividades e progressos na implementação dos Princípios.

SERVIÇO:
I Workshop Inovação e Oportunidades em Sustentabilidade
Dia: 07 de fevereiro de 2012
Hora: 8h30 às 14h30
Local: Sindicato das Seguradoras de São Paulo (Av. São João, 313 – 6º andar – SP)

Grupo Informe
Tayná Xavier – 2173-0057 tayna.xavier@grupoinforme.com.br
Eduardo Nunes – 2173-0056 eduardo.nunes@grupoinforme.com.br
Gloria Santos – 2173-0053 gloria.santos@grupoinforme.com.br
Gustavo Kaye – 2173-0063
gustavo.kaye@grupoinforme.com.br
Patricia Gonzalez – 2173-0050
patricia.gonzalez@grupoinforme.com.br