Certificação Qualiverde oferece redução de até 50% em impostos de empreendimentos no Rio de Janeiro – é a maior política de incentivo à construção verde no Brasil.

São Paulo, setembro de 2012 – Cada vez mais, empreendimentos autossustentáveis ou que causam menor impacto ambiental são compreendidos como a única opção para garantir qualidade de vida, principalmente em grandes cidades de um planeta que já conta com mais de sete bilhões de habitantes. A novidade é que governos já passam a oferecer incentivos para prédios adaptados às demandas ambientais atuais. São medidas disponíveis tanto para prédios a serem construídos como para aqueles que já funcionam, e a adaptabilidade de prédios existentes é um dos temas que serão explorados nas diversas conferências durante a 3ª edição da GREENBUILDING BRASIL – CONFERÊNCIA INTERNACIONAL & EXPO. O evento é realizado pelo Green Building Council Brasil (GBC) e promovido pela Reed Exhibitions Alcantara Machado (RXAM), no Transamérica Expo Center, em São Paulo, entre os dias 11 e 13 de setembro.
Durante a conferência internacional, diversas medidas e projetos a favor da arquitetura e engenharia sustentável serão apresentados, como a CERTIFICAÇÃO QUALIVERDE, criada pela Prefeitura do Rio de Janeiro, capital. Trata-se de um conjunto de incentivos fiscais e edilícios para empresas que construírem prédios verdes. Sancionado através do decreto 35745 de junho de 2012, o Qualiverde estabelece diversos critérios que abordam itens como gestão de águas, eficiência energética e desempenho térmico. A seguir os parâmetros para cada um desses itens, a empresa será pontuada: ao atingir entre 70 e 100 pontos dentro do programa de ações proposto, o prédio será qualificado, e terá direito a benefícios que podem chegar a descontos de até 50% ou mesmo isenção de IPTU e ITBI, além de redução de ISS. O projeto está sendo discutido na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro. A palestra “Politicas de incentivo à Construção Sustentável – Qualiverde” será ministrada por Sérgio Dias e Pedro Rolim, ambos da Secretaria Municipal de Urbanismo do Rio de Janeiro, no dia 11 de setembro de 2012.
Por seu caráter único como polo centralizador de ideias e de pessoal altamente qualificado, interessado em se aprofundar cada vez mais na área, a GREENBUILDING BRASIL em sua edição 2012 também ampliou seu espaço de conferência, que desta vez terá três dias de palestrassobre os mais relevantes temas para esse mercado, como arquitetura sustentável, eficiência energética, qualidade ambiental interna e uso racional da água. Nesta edição, as visitas técnicas acontecerão em dois dias, possibilitando maior flexibilidade de participação. Será possível conhecer de perto quatro empreendimentos sustentáveis: o Sofitel Jequitimar (Guarujá/SP), a casa modelo de construção sustentável da BASF (CasaE), o edifício comercial Eco Berrini (sede da Telefônica em SP), a sede do GBC Brasil e o Centro Adminstrativo Rio Negro, empreendimentos respectivamente certificados com  LEED CI Silver e LEED EBOM Gold.
FACILIDADES PARA VISITANTES
Pela primeira vez, a exposição terá entrada gratuita para quem realizar o pré-credenciamento através do site. Além da visitação gratuita, o Transamérica Expo Center também oferece possibilidade de comprar o ticket de estacionamento antecipado. Em 2011, o GREENBUILDING recebeu mais de mil visitantes das principais capitais do Brasil e de países como EUA, Reino Unido, Canadá, Costa Rica e Itália, público composto por patrocinadores, palestrantes nacionais e internacionais, arquitetos, engenheiros, consultores e especialistas da área de construção civil.
Serviço:
3ª Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional & Expo
Data: 11 a 13 de setembro de 2012
Local: Transamérica Expo Center
Endereço: Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 Santo Amaro
Horários:
Conferência – 3ª a 5ª feira das 9h às 18h
Expo – 3ª a 5ª feira das 10h às 19h
Visitas Técnicas- 4ª e 5ª feira das 8h às 13h
Informações para imprensa:
2PRÓ Comunicação – reed@2pro.com.br   
Roseanne Café – roseanne.cafe@2pro.com.br
Myrian Vallone – myrian.vallone@2pro.com.br 
Carolina Mendes – carolina.mendes@2pro.com.br
Teresa Silva – teresa.silva@2pro.com.br
Tels. 55 11 3030.9463 / 3030.9464 / 3030.9461 / 3030.9436
Gerência de Comunicação – Reed Exhibitions Alcantara Machado
GWA Comunicação Integrada – GBC Brasil
Marianna Abdo – marianna@gwacom.com – (11) 3030-3000
Sobre a Reed Exhibitions Alcantara Machado
Criada em 2007, a Reed Exhibitions Alcantara Machado é resultado da joint-venture entre a maior promotora de feiras do mundo, a Reed Exhibitions, presente no Brasil desde 1997, e a maior da América Latina, a Alcantara Machado Feiras de Negócios, fundada em 1956 e líder no mercado latino americano.  Com eventos nos setores mais ativos da economia, no biênio 2010-2011 a empresa realizou somente Brasil mais de 56 grandes Feiras de Negócios e Consumo, ocupando assim o 1º lugar em quantidade de eventos, volume de visitantes e compradores, e metragem total de expositores, dentre as empresas associadas à UBRAFE (União Brasileira dos Promotores de Feira).
Sobre a Reed Exhibitions
A Reed Exhibitions é a principal organizadora de eventos do mundo, reunindo mais de 6 milhões de profissionais ao redor do planeta, gerando bilhões de dólares em negócios. Hoje, os eventos da Reed estão presentes em 35 países, distribuídos pelas Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia e organizados por 35 escritórios próprios que empregam mais de 2.500 funcionários. A Reed Exhibitions pertence à Reed Elsevier Group, uma companhia listada entre as TOP 100 da Bolsa de Valores de Londres, e que apresentou em 2010 um total de £6,071Bi e resultados ajustados de £1,706 Bi. O Grupo Reed Elsevier é líder na geração de soluções de informação profissional nos setores Científico, Médico, Legal, Análise de Riscos, de Negócios em Geral.
Sobre o Green Building Council Brasil: