BRIGADAS DE RECICLAGEM DE TANG ENGAJAM CONSUMIDORES E JÁ SOMAM MAIS DE 60 MIL PARTICIPANTES NO BRASIL

Parceria inédita entre Tang e a empresa TerraCycle quer o envolvimentos dos consumidores
para transformar materiais que iriam para o lixo

Maio 2010 – A partir de ações simples no dia a dia, qualquer um pode colaborar com a reciclagem de embalagens de refrescos em pó. Essa é mensagem que a marca Tang, da Kraft Foods Brasil, aborda nessa nova plataforma de comunicação. Por meio de uma parceria com a empresa americana TerraCycle, a marca trouxe as “Brigadas de Reciclagem” para o Brasil há pouco mais de dois meses. E os resultados são surpreendentes: em média, a cada semana, cerca de cinco mil pessoas aderem à campanha e integram as brigadas.

Hoje, as “Brigadas de Reciclagem de Tang” já somam quase 800 no país, o que significa um total de 27 mil embalagens coletadas e o envolvimento de cerca de 60 mil pessoas voluntariamente. Entre todas as ações similares que a TerraCycle desenvolve ao redor do mundo, os números brasileiros com a Brigada Tang de Reciclagem, tornam – em quantidade de pessoas envolvidas – a maior iniciativa existente da empresa fora dos Estados Unidos.

De maneira lúdica e divertida, o tema reciclagem na campanha de Tang busca o engajamento das crianças para que elas multipliquem o conhecimento sobre o assunto e levem essa iniciativa para a escola, para a família, para o círculo de amigos. “As crianças são agentes de mudança e têm muito interesse em saber como podem ter hábitos de consumo consciente para ajudar na preservação do planeta. E são elas que acabam engajando os adultos para participar de uma brigada e conseguir resultados práticos”, ressalta o gerente de marketing de Tang, Leonardo Tonini.

Iniciada ainda em 2009, a campanha “Preparou, Bebeu, Faz”, criada pela Ogilvy & Matter, trouxe temas como reciclagem e a reutilização de materiais para evitar o desperdício. A intenção desse novo posicionamento de Tang é abordar esses conceitos de maneira educativa para os consumidores. Na fase atual da campanha, a marca chama as pessoas à ação, explicando a mecânica das “Brigadas de Reciclagem” por meio da coleta de embalagens de refresco em pó.
Brigadas de Reciclagem

Empresas, escolas, condomínios, paróquias, bairros, qualquer grupo que se una para realizar a coleta, e tenha uma pessoa maior de 18 anos como responsável, pode se inscrever no programa como uma “Brigada Tang de Reciclagem”, acessando o site www.preparoubebeufaz.com.br. Cada embalagem recolhida vale R$ 0,02 e o valor será destinado a uma instituição que a brigada de consumidores escolher ajudar.

Além da campanha em TV, Tang desenvolveu uma plataforma digital de relacionamento com os consumidores. No site www.preparoubebeufaz.com.br, estão disponíveis os detalhes de como podem ser formadas as brigadas de coleta de embalagens, além de informações sobre os processos desenvolvidos pela TerraCycle.

Segundo dados Nielsen, o setor brasileiro de refrescos em pó encerrou o ano de 2009 movimentando um total de R$ 1.5 bilhões, que corresponde a um crescimento de 7.2% em valor em relação a 2008. A marca Tang detém a liderança no mercado de refrescos em pó com 30,7% de participação de mercado em valor.

A empresa

A Kraft Foods Brasil, subsidiária da Kraft Foods Global Brands, LLC. é a primeira indústria de alimentos nos Estados Unidos e a segunda maior no mundo. Possui quatro fábricas espalhadas pelo território nacional e está construindo mais uma unidade no Estado de Pernambuco. Emprega cerca de sete mil funcionários e registrou, em 2008, faturamento bruto de R$ 4 bilhões. O portfólio da empresa conta com marcas consagradas como os chocolates Lacta, os biscoitos Club Social e Trakinas, os refrescos em pó Tang, Clight e Fresh, as sobremesas e o fermento em pó Royal, a linha de chás Royal Blend e o cream cheese Philadelphia. Em fevereiro de 2010 a Kraft Foods Global, LLC. adquiriu o controle acionário da Cadbury PLC, empresa líder nos mercados de gomas e balas. No Brasil, a empresa possui marcas tradicionais como Trident, Chiclets, Bubbaloo e Halls, empregando cerca de dois mil e quinhentos funcionários e com uma fábrica no interior do Estado de São Paulo.

Contatos:
Kraft Foods Brasil –
Adriana Teixeira
Publicom Assessoria de Comunicação
Orleans Costa
Carolina Miranda

Telefone: 41 3314-4308
Telefones: 11 3531-4965/4998/

E-mail: adriana.teixeira@kraftla.com
E-mails: ocosta@publicom.com.br
cmiranda@publicom.com.br