BRIGADAS DE RECICLAGEM DE TANG ENGAJAM CONSUMIDORES E JÁ SOMAM MAIS DE 60 MIL PARTICIPANTES NO BRASIL

Parceria inédita entre Tang e a empresa TerraCycle quer o envolvimentos dos consumidores
para transformar materiais que iriam para o lixo

Maio 2010 – A partir de ações simples no dia a dia, qualquer um pode colaborar com a reciclagem de embalagens de refrescos em pó. Essa é mensagem que a marca Tang, da Kraft Foods Brasil, aborda nessa nova plataforma de comunicação. Por meio de uma parceria com a empresa americana TerraCycle, a marca trouxe as “Brigadas de Reciclagem” para o Brasil há pouco mais de dois meses. E os resultados são surpreendentes: em média, a cada semana, cerca de cinco mil pessoas aderem à campanha e integram as brigadas.

Hoje, as “Brigadas de Reciclagem de Tang” já somam quase 800 no país, o que significa um total de 27 mil embalagens coletadas e o envolvimento de cerca de 60 mil pessoas voluntariamente. Entre todas as ações similares que a TerraCycle desenvolve ao redor do mundo, os números brasileiros com a Brigada Tang de Reciclagem, tornam – em quantidade de pessoas envolvidas – a maior iniciativa existente da empresa fora dos Estados Unidos.

De maneira lúdica e divertida, o tema reciclagem na campanha de Tang busca o engajamento das crianças para que elas multipliquem o conhecimento sobre o assunto e levem essa iniciativa para a escola, para a família, para o círculo de amigos. “As crianças são agentes de mudança e têm muito interesse em saber como podem ter hábitos de consumo consciente para ajudar na preservação do planeta. E são elas que acabam engajando os adultos para participar de uma brigada e conseguir resultados práticos”, ressalta o gerente de marketing de Tang, Leonardo Tonini.

Iniciada ainda em 2009, a campanha “Preparou, Bebeu, Faz”, criada pela Ogilvy & Matter, trouxe temas como reciclagem e a reutilização de materiais para evitar o desperdício. A intenção desse novo posicionamento de Tang é abordar esses conceitos de maneira educativa para os consumidores. Na fase atual da campanha, a marca chama as pessoas à ação, explicando a mecânica das “Brigadas de Reciclagem” por meio da coleta de embalagens de refresco em pó.
Brigadas de Reciclagem

Empresas, escolas, condomínios, paróquias, bairros, qualquer grupo que se una para realizar a coleta, e tenha uma pessoa maior de 18 anos como responsável, pode se inscrever no programa como uma “Brigada Tang de Reciclagem”, acessando o site http://www.preparoubebeufaz.com.br. Cada embalagem recolhida vale R$ 0,02 e o valor será destinado a uma instituição que a brigada de consumidores escolher ajudar.

Além da campanha em TV, Tang desenvolveu uma plataforma digital de relacionamento com os consumidores. No site http://www.preparoubebeufaz.com.br, estão disponíveis os detalhes de como podem ser formadas as brigadas de coleta de embalagens, além de informações sobre os processos desenvolvidos pela TerraCycle.

Segundo dados Nielsen, o setor brasileiro de refrescos em pó encerrou o ano de 2009 movimentando um total de R$ 1.5 bilhões, que corresponde a um crescimento de 7.2% em valor em relação a 2008. A marca Tang detém a liderança no mercado de refrescos em pó com 30,7% de participação de mercado em valor.

A empresa

A Kraft Foods Brasil, subsidiária da Kraft Foods Global Brands, LLC. é a primeira indústria de alimentos nos Estados Unidos e a segunda maior no mundo. Possui quatro fábricas espalhadas pelo território nacional e está construindo mais uma unidade no Estado de Pernambuco. Emprega cerca de sete mil funcionários e registrou, em 2008, faturamento bruto de R$ 4 bilhões. O portfólio da empresa conta com marcas consagradas como os chocolates Lacta, os biscoitos Club Social e Trakinas, os refrescos em pó Tang, Clight e Fresh, as sobremesas e o fermento em pó Royal, a linha de chás Royal Blend e o cream cheese Philadelphia. Em fevereiro de 2010 a Kraft Foods Global, LLC. adquiriu o controle acionário da Cadbury PLC, empresa líder nos mercados de gomas e balas. No Brasil, a empresa possui marcas tradicionais como Trident, Chiclets, Bubbaloo e Halls, empregando cerca de dois mil e quinhentos funcionários e com uma fábrica no interior do Estado de São Paulo.

Contatos:
Kraft Foods Brasil –
Adriana Teixeira
Publicom Assessoria de Comunicação
Orleans Costa
Carolina Miranda

Telefone: 41 3314-4308
Telefones: 11 3531-4965/4998/

E-mail: adriana.teixeira@kraftla.com
E-mails: ocosta@publicom.com.br
cmiranda@publicom.com.br