BM&FBovespa faz parceria com a ONU para promover investimentos sustentáveis


Ouvir
 / Baixar

Nasdaq e bolsas de valores do Egito, de Istambul e de Johanesburgo também assinaram o compromisso com a Unctad; anúncio foi feito no Rio de Janeiro.

Bolsas negociam ações de milhares de companhias
Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.
A Conferência da ONU sobre Comércio e Desenvolvimento, Unctad,  anunciou uma parceria com bolsas de valores para a promoção de investimento sustentável a longo prazo.
A BM&FBovespa é uma das signatárias fundadoras da Iniciativa Bolsas de Valores Sustentáveis. O índice eletrônico de Nova York, Nasdaq, e as bolsas do Egito, de Istambul e de Johanesburgo também firmaram o compromisso.
Governança Ambiental
Juntas, as cinco bolsas negociam ações de mais de 4,6 mil companhias.
Ao anunciar a iniciativa, na segunda-feira, no Rio de Janeiro, o secretário-geral da Unctad leu um testemunho sobre o acordo.
Supachai Panitchpakdi disse que a Conferência e parceiros estão comprometidos, “por meio do diálogo com investidores e companhias, a promover o investimento sustentável e a melhorar a governança ambiental, social e corporativa das companhias listadas.”
Transparência
O chefe executivo da BM&FBovespa, Edemir Pinto, afirmou que a iniciativa pode “melhorar a transparência de informação nos mercados de capitais e ajudar a criar investidores mais conscientes”.
O anúncio ocorreu às vésperas das reuniões de alto-nível da Rio+20, que começam nesta quarta-feira. A Unctad organizou no Rio de Janeiro o Diálogo Global de Bolsas de Valores Sustentáveis, com a participação de investidores, executivos e reguladores de mercado.