Convite – Lançamento do livro Ciência e Tecnologia como Vetores para a Sustentabilidade

No dia 30 de agosto, durante o @CiiS 2013 termos o lançamento do livro Ciência e Tecnologia como Vetores para Sustentabilidade.

O objetivo principal do livro, é solidificar as bases transversais pelas quais a sustentabilidade deve se firmar, mostrando a conexão das diversas áreas de conhecimento com os temas.

Organizado pelas Professoras Dra. Sasquia Hizuro Obata e MsC. Vivian Ap. Blaso S.S.César, idealizadoras e organizadoras do Congresso, a obra traz 24 artigos de profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação e selecionados frente a possibilidade de contribuição na construção dessas bases transversais propostas pelo CiiS. O lançamento será no auditório da Fatec Tatuapé Victor Civita e contará com a presença dos autores e um espaço aberto para diálogos sobre o tema.

Capítulo 1 – Comunicação, Cultura e Sustentabilidade

  1. A evolução do conceito de sustentabilidade da Conferência Estocolmo 72 á Rio+ 20 – Vivian Aparecida Blaso Souza Soares César.
  2. Cultura de sustentabilidade para transformar realidades – Marilena Lino de Almeida Lavorato.
  3. Comunicação, conexão de conscientização da sociedade  sobre a questão da sustentabilidade – Elenice Rampazzo.
  4. Consumo consciente e ativismo digital –  Fábio Mariano Borges.
  5. Arquiteturas interativas inteligentes: o papel das redes digitais em estratégias e ações de sustentabilidade – Juliana Cutolo Torres e Fernanda Cristina Moreira.
  
 Capítulo 2 – Construções Sustentáveis e Desenvolvimento Urbano
  1. Construindo Cidades Sustentáveis: Uma síntese do C40 São Paulo Climate Summit 2011 – Oswaldo Massambani.
  2. Possibilidades de Compatibilização: Sustentabilidade e Plano Diretor –  Sasquia Hizuru Obata.
  3. Economia criativa e sustentabilidade – Luiz Alberto.
  4.  Sustentabilidade em Arenas e Estádios: Estudo sobre as instalações da Copa do Mundo de Futebol 2014 – Fábio Soares César e Leandro Carlos Mazzei.
  5.  Saúde e Meio ambiente e Desenvolvimento Urbano caso de Cooperlírios –  Olívia Marques.
Capítulo 3 – Inovação e sustentabilidade

  1. Inovação e sustentabilidade: por que, para que, como e para quem?  João S. Furtado.
  2. Tecnologia e sustentabilidade: o caso do uso de energia – Ladislau Dowbor.
  3. A biotecnologia agrícola e a formalização dos modelos de difusão tecnológica – José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho.
  4. O uso do fosfogesso como material alternativo de construção: uma solução sustentável – João Ailton Brondino.
  5. Bambu: uma alternativa sustentável – Lety del Pilar Fajardo Cabrera de Lima  e  Ruth Marlene Campomanes Santana.
  6. Tecnologia e sistemas de coleta e processamento de resíduos: Um estudo em empresas do Mato Grosso do Sul (MS) – Pablo Luizaga  e Claudia Moreira Borges.
 Capitulo 4 – Responsabilidade Social da teoria a prática

  1. A inserção da sustentabilidade na estratégia de negócios das empresas brasileiras: percepções dos profissionais de sustentabilidade. – Marcus Nakagawa e Beatriz Marcos Telles.
  2. Responsabilidade Social das Empresas: Um desafio para as instituições de ensino superior na área da gestão – Fernando Miguel dos Santos Henriques Seabra.
  3. La incipiente instalación de acciones de responsabilidad social en la cadena de la industria salmonera al sur de chile: ¿compromiso por la sustentabilidad o mejora de la competitividad? Maria José Allende e  Valmir Martins de Oliveira.
  4. Assimetrias, oportunidades e cooperação no contexto da responsabilidade social globalizada – José António Pontes Quintal e José Elias Ferreira Ramalho.
  5. UESC – PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES (PQF): Um Estudo de Caso no Hotel Tarik Fontes – Itabuna – Bahia – Brasil – Antônio Oscar Santos Góes, Maria Josefina Vervloet Fontes e Talles Vianna Brugni.
  6. Empreendedorismo, responsabilidade social e sustentabilidade: o caso do museu do marceneiro – Maria Luísa Silva e Fátima Jorge.
  7. Responsabilidade social e sustentabilidade empresarial para o desenvolvimento regional – o caso da Edia S.A. – Maria Luísa Silva e Fátima Jorge.
  8. A sustentabilidade social, cultural e econômica de comunidades tradicionais e Empreendimentos Econômicos SolidáriosSeila Cibele Sitta Preto e  Ana Luisa. 
Informações acesse: www.ciis.com.br