Instituto Alana divulga comunicado sobre anúncio da Coca-Cola

O Instituto Alana vem por meio deste comunicado parabenizar o compromisso global da Coca-Cola Company (http://www.comingtogether.com/coming-together-home/here-are-our-global-commitments)  para o combate à obesidade, que inclui, entre outras medidas, o fim do direcionamento de publicidade a crianças de até 12 anos.
O anúncio feito pela empresa ontem (08/05) acontece em um momento de ampla reflexão sobre a responsabilidade empresarial em questões de impacto social. A inciativa da Coca-Cola reconhece que as estratégias de marketing têm forte impacto nas decisões de consumo e que é preciso fazê-las de forma responsável, “incluindo não dirigir publicidade a crianças menores de 12 anos em nenhum lugar do mundo”.
Com a ampla divulgação de sua nova política, a fabricante compromete-se publicamente com o dever de respeitar os cidadãos. A conduta da empresa resulta da construção de uma política corporativa apoiada em um longo processo de debate travado entre sociedade, poder público e mercado diante de graves problemas decorrentes de estratégias de marketing.
O Instituto Alana espera que o anúncio provoque uma reação em todo o mercado e que, de alguma forma, possa contribuir para uma revisão profunda sobre a conduta das empresas diante dos cidadãos, trazendo valores mais éticos e transparentes.
É ainda oportuno reforçar a crença do Instituto Alana de que uma democracia consolidada apoia iniciativas como essa e reconhece que a defesa dos direitos das crianças, inclusive nas relações de consumo, é uma obrigação compartilhada entre famílias, empresas e Estado.
Isabella Henriques
Diretora de Defesa e Futuro
Instituto Alana
São Paulo, 09 de maio de 2013.
Informações para a imprensa:
2PRÓ Comunicação – alana@2pro.com.br  
Myrian Vallone – myrian.vallone@2pro.com.br    
Roseanne Café – roseanne.cafe@2pro.com.br  
Marcela Lage – marcela.lage@2pro.com.br
Tels. (11) 3030.9461 / 9404 / 9464 / 9435 / 9460
Maio/2013