DIAGNÓSTICO: MARCA/PRODUTO SUSTENTÁVEL

Por – Profa. Vivian A. Blaso S. S. Cesar – Doutoranda e Mestre em Ciências Sociais, Especialista em Marketing e Sustentabilidade.

Caros amigos selecionamos 05 etapas que poderão nortear os processos de diagnósticos de posicionamento de marcas e produtos sustentáveis: Situação da Marca no Mercado, Situação da Comunicação, Estratégia de Conteúdo por Produto, Sustentabilidade do Produto e Sustentabilidade da Empresa. 

1 – SITUAÇÃO DA MARCA NO MERCADO
Principais Oportunidades:
Principais Ameaças:
Principais Concorrentes:
Equipe de vendas:
Formas de distribuição do produto:
Diferenciais:
Principais clientes:
Principais produtos:
Preço:
2 – SITUAÇÃO DA COMUNICAÇÃO
Estratégias de Comunicação:
() Material Promocional
() Participação em Feiras e Eventos
() Imprensa
() Site
() Email Marketing
() Publicidade em revistas
() Mídias Sociais
Público alvo da comunicação:
Principal mensagem a ser comunicada:
Conteúdo a ser comunicado:
3 – ESTRATÉGIA DE CONTEÚDO POR PRODUTO
Público alvo da comunicação
Benefício a ser comunicado
Justificativa pra o benefício
Concretude em relação aos benefícios comunicados
4 – SUSTENTABILIDADE PRODUTO
Características do Produto
De que é feito
Quem produz
A embalagem é reutilizável/reciclável
É possível no rótulo ter informações úteis à saúde sobre a composição, as características e as propriedades do produto?
Qual é a vida útil do produto?
Pode ser reparado ou reusado?
O que acontece quando ele não é mais útil?
De que maneira a empresa está se adequando para atender a nova política nacional de resíduos sólidos
Como ele será eliminado?
Atende as normas técnicas?
Possui algum tipo de certificação ambiental?
Preço
O preço inclui garantia de reparo ou substituição?
O preço reflete adequadamente o uso dos serviços ambientais?
O preço é utilizado para incentivar o consumo excessivo do produto?
Praça
Onde o produto é fabricado?
Como ele é transportado?
É possível um transporte mais eficiente?
A embalagem para o transporte é reutilizável ou reciclável?
Onde e como o produto é vendido?
Como o produto chega ao cliente final?
Promoção
Os atributos dos produtos são verdadeiros e honestos, ou exageram?
Os distribuidores e revendedores são capazes de divulgar sustentabilidade para os próprios clientes?
Que recursos são utilizados para comunicar os atributos dos produtos?
Os produtos dizem algo sobre os valores da organização? O que ?
Existe a oportunidade de usar os produtos para melhorar a reputação da organização?
Estão sendo utilizados, na publicidade e na promoção dos produtos, links com a sustentabilidade da empresa? Quais?
5. SUSTENTABILIDADE DA EMPRESA
A empresa possui relatório de sustentabilidade ou responsabilidade social  ( ) Sim  ( ) Não
A empresa possui licença ambiental para operar? ( ) Sim ( ) Não
Os produtos atendem as normas técnicas e de qualidade setorial? ( ) Sim ( ) Não
A empresa está constituída no cadastro nacional de pessoas jurídicas ( ) Sim  ( ) Não
A empresa possui trabalho escravo ou infantil em alguma de suas plantas industriais?
A empresa pratica propaganda verde enganosa?

Além disso, a empresa deverá relatar os objetivos estratégicos destacando as necessidades de comunicação com cada parte interessada. A partir disso, os profissionais de comunicação e marketing conseguirão enxergar as necessidades de outras pesquisas e os métodos mais adequados para a estruturação de um plano de comunicação estratégico que vise o a comunicação sustentável.