CTC/PUC-RIO INSCREVE PARA O CURSO “MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SUSTENTABILIDADE” ATÉ AGOSTO

Em nível de extensão, curso é pioneiro no Rio de Janeiro
Em linha com o atual debate global sobre Sustentabilidade, o Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) está com inscrições abertas para o curso “Mudanças Climáticas e Sustentabilidade” até 15 de agosto. O objetivo é capacitar profissionais da área que queiram se reciclar ou de outras áreas, que queiram dar novo direcionamento à carreira, para atuarem na gestão das mudanças climáticas.
De acordo com a consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e coordenadora do curso, Ana Ghislane van Elk, as mudanças climáticas, ao mesmo tempo que constituem um perigo para a humanidade, são também uma grande oportunidade para os negócios. “O desenvolvimento de tecnologias deverá ser o maior mercado do século XXI. Com o surgimento da Economia Verde, é importante tanto a formação de pessoas para atuarem na gestão das mudanças do clima, como a pesquisa científica visando ao domínio de tecnologias para a redução das emissões de carbono”, destaca.
O curso, que está em sua segunda edição e é coordenado também pelo professor Celso Romanel, do Departamento de Engenharia Civil do CTC/PUC-Rio, aborda todos os temas referentes à questão climática: a base científica; a geopolítica do clima; as tecnologias de mitigações; o mercado de carbono; a vulnerabilidade e adaptação das cidades brasileiras; o impacto que as mudanças climáticas geram em diversos setores da economia brasileira e oportunidades de negócios. O conteúdo é dividido em nove módulos:
· Mudanças do Clima (ciência, impactos, vulnerabilidade)
· Políticas e Mecanismos de Desenvolvimento Limpo
· Energias Renováveis e Eficiência Energética
· Biomassa e Bicombustíveis
· Reduções de emissões na disposição final dos Resíduos Sólidos
· Cidades sustentáveis e adaptadas para a mudança climática
· Redução de carbono em Processos Industriais
· Florestas e Mudanças Climáticas
· Sequestro de carbono
Os interessados podem se inscrever presencialmente em qualquer unidade (Gávea, Centro ou Barra), pelo site http://www.cce.puc-rio.br, ou pelo telefone 0800 970 9556.
O investimento é de R$1.164,00 (mil cento e sessenta e quatro reais). Aqueles que realizarem matrícula até 06 de agosto terão desconto de 5% no primeiro pagamento (curso pode ser pago em até três parcelas de R$388,00). Para quem efetuar o pagamento do valor integral à vista, há desconto de 5%.
O aluno que tiver seu curso custeado pela empresa onde trabalha deverá enviar, depois de realizar a inscrição, uma carta de compromisso da empresa para o e-mail financeirocce@puc-rio.br, no prazo de 24 horas. A organização receberá a nota fiscal e a ficha de compensação.
SERVIÇO:
Data: De 21/08/2012 a 16/10/2012
Horário: Terças e quintas, das 19h às 22h
Local: Unidade PUC-Rio Gávea (Rua Marquês de São Vicente, 225)
Inscrições: Até 13/08/2012
Telefone:0800-970-9556