Terra: uma comunidade de coisas vivas, interdependentes, interligadas

Por Vivian Blaso, Relações Públicas (CNP), Doutoranda e Mestre em Ciências Sociais (PUC-SP), diretora da agência de Relações Públicas Conversa Sustentável, MBA em Gestão Estratégica de Marketing (UFMG) e Especialista em Sustentabilidade (FDC). Professora dos cursos de Pós-Graduação em Construções Sustentáveis e Publicidade e Propaganda (FAAP). 


Terra significa uma dádiva, ou seja, um presente divino oferecido aos homens que deveriam se ocupar de serem os seus guardiões. Já dizia o estudioso R.Buckminster Fuller: “A humanidade precisa aprender a sobreviver e a prosperar usando apenas a energia regenerativa do Sol e sua própria capacidade intelectual” ou ainda o que vem dizendo o Professor Ignacy Sachs – autor do termo Ecodesenvolvimento,   “que a humanidade entrou em uma nova era: geológica e antropocêntrica, e o que nos interessa agora é a era geológica, porque as atividades humanas começam a fazer a diferença no planeta. “Somos como aprendizes de feiticeiro, entretanto ou criamos um roteiro para os geonautas se alinharem à sustentabilidade ou caso contrário não teremos o Brasil e o mundo na rota social e ambientalmente includentes e sustentável. Ou seja, será necessário reaprendermos a planejar. Isto é, na visão de Sachs será necessário que os países se adaptem sob três grandes aspectos: pegada ecológica, geração de trabalho decente e gestão de um fundo de financiamentos para subsidiar a sustentabilidade nos países em desenvolvimento.  
Nós seremos humanos, não temos controle sobre a natureza, mas temos controle sobre nossas ações, e através de atitudes e comportamentos seremos capazes de promover as mudanças necessárias para que a reconexão com a mãe natureza aconteça. Já imaginaram o que seria de nós seres humanos se não tivéssemos água para bebermos? E o alimento que comemos e as nossas relações com as pessoas?

Por isso, hoje reflita: Como nossas escolhas poderão afetar o ecossistema do qual estamos interconectados?