Blog apresenta Programa Água Brasil

Novo espaço virtual divulga ações de projeto de uso responsável da água em todo o país

Entrou no ar hoje, dia 22, quando se comemora o Dia Mundial da Água, o Blog Água Brasil. O blog será um canal de comunicação dos parceiros do Programa Água Brasil com formadores de opinião, investidores, gestores, ativistas ambientais e a sociedade em geral. O programa concebido pelo Banco do Brasil foi desenvolvido em parceria com a Fundação Banco do Brasil, a Agência Nacional de Águas (ANA) e o WWF Brasil. O blog será apresentado hoje, às 18h, no Workshop Biodiversidade para Bancos, na Av. Paulista 2.300, 3º. Andar, São Paulo.

As ações do programa vêm sendo implantadas em cinco cidades e oito microbacias hidrográficas, de modo a multiplicar práticas sustentáveis em áreas urbanas e rurais.

De acordo com o Vice-Presidente de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Sustentável do Banco do Brasil, Robson Rocha, “a escolha do tema água surgiu da reflexão de que o BB, enquanto maior banco da América Latina deveria abraçar, de forma mais específica, uma causa que tivesse um porte tão relevante quanto o seu tamanho e esteja apoiada em fatores sociais, econômicos e institucionais, considerados de alta relevância para o desenvolvimento sustentável do País”.

Ao reunir em um único endereço os conteúdos em diversos formatos, com linguagem informal e estimulando o compartilhamento de informações, o Blog Água Brasil busca dar transparência e visibilidade ao programa de mesmo nome. Todos os conteúdos disponibilizados são produzidos pelas instituições parceiras do programa, o que não impede que internautas e demais interessados participem da iniciativa. A idéia é justamente fomentar o engajamento da população por meio das redes sociais.

“Este blog é mais um canal de comunicação com a sociedade. Por meio dele, queremos não apenas transmitir informações importantes em termos de sustentabilidade, mas também ouvir o que as pessoas têm a dizer. Esperamos que este canal sirva, ainda, como um meio de mobilização para a transformação”, explica a secretária-geral do WWF-Brasil, Maria Cecília Wey de Brito.

O que é o Programa Água Brasil

Para fomentar práticas sustentáveis no campo e na cidade, o Banco do Brasil (BB), Fundação Banco do Brasil (FBB), Agência Nacional de Águas (ANA) e WWF-Brasil firmaram parceria inovadora, que atua em todos os biomas e regiões geográficas brasileiras, desenvolvendo modelos a serem replicados pelo país. No meio urbano, a iniciativa visa disseminar e melhorar a coleta seletiva e a reciclagem de resíduos sólidos, diminuindo os impactos sobre a natureza e gerando trabalho e renda para catadores de materiais e pequenos e médios empreendedores. Além disso, a iniciativa também estimula a mudança de valores e comportamentos, incentivando o consumo consciente. No meio rural, os parceiros desenvolvem ações em 14 microbacias hidrográficas, disseminando o uso de boas práticas agrícolas e de proteção das nascentes de água, visando a produção rural mais saudável para agricultores e consumidores. A iniciativa desenvolve, ainda, ações visando aprofundar critérios ambientais nas operações bancárias. São desenvolvidos estudos para mitigação de riscos e incentivo ao financiamento de negócios sustentáveis.

Para conhecer mais sobre o Programa Água e acompanhar o blog, acesse www.blogaguabrasil.com.br.

Contato: Warner Bento Filho, Comunicação Social WWF-Brasil, warner@wwf.org.br, fones (61) 3364-7477 e (61) 8289-1112