Alunos de escola municipal da Zona Sul vão aprender como fazer uso racional da Energia dentro do projeto Rio Cidade Sustentável

Iniciativa organizada pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) em parceria com as empresas Furnas/Eletrobrás, Goodyear e Itaú

Quase 300 alunos da Escola Municipal Santo Tomas de Aquino, no Leme, zona sul carioca, participam nesta quarta-feira (15/02) de oficinas sobre o tema Energia, que compõe o projeto Rio Cidade Sustentável, realizado pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) com a colaboração do Governo do Estado e da Prefeitura do Rio de Janeiro. Essa frente, denominada “Sustentabilidade nas Escolas e nos Lares”, tem o apoio das empresas Furnas/Eletrobrás, Goodyear e Itaú e tem como objetivo disseminar o conceito da sustentabilidade entre alunos e professores, para torná-los replicadores do assunto. A escola Santo Tomas de Aquino foi escolhida porque 70% de seus alunos são moradores das comunidades da Babilônia e do Chapéu Mangueira, onde o projeto Rio Cidade Sustentável acontece.

Em um primeiro momento das oficinas, através de atividades lúdicas como jogos, filmes e histórias, crianças de 6 a 12 anos aprenderão o que é energia, suas fontes, importância e vão receber dicas de conservação. Alunos mais velhos, de até 15 anos, participam de uma demonstração de como funciona o sistema elétrico, desde a geração até a distribuição, com o apoio de maquetes e filmes. É importante lembrar que com o crescimento de economias emergentes, cada vez mais pessoas estão inseridas no mercado de consumo e, consequentemente demandando energia. Por isso, o trabalho de conscientização de crianças e jovens para a utilização racional deste bem é fundamental. A frente contará ainda com atividades voltadas para temas como Água, Floresta, Lixo/Reciclagem, Geologia, entre outras. As ações estão programadas para acontecer até dezembro deste ano.

Rio Cidade Sustentável

Além da Frente Sustentabilidade nas Escolas e nos Lares, outras seis iniciativas integram o projeto Rio Cidade Sustentável. São elas: Melhoria Habitacional Sustentável, Infraestrutura Urbana Verde, Agricultura Urbana Orgânica, Turismo Comunitário, Sustentabilidade nas Escolas e nos Lares, Gestão Comunitária de Resíduos Sólidos e Desenvolvimento de Empreendedores Locais.

O Rio Cidade Sustentável é um projeto de infraestrutura urbana e transformação social com foco em sustentabilidade. O projeto articula poder público, empresas e moradores para melhorar a qualidade de vida das comunidades. As ações do Rio Cidade Sustentável foram definidas em conjunto com os moradores das comunidades da Babilônia e do Chapéu Mangueira, localizadas na Zona Sul carioca, considerando as necessidades apontadas por eles em pesquisa realizada pelo projeto. A linha de trabalho tem o foco na busca da independência das comunidades, com soluções que gerem o censo de propriedade, o desenvolvimento socioeconômico local e inserção das comunidades no contexto urbano.

As empresas responsáveis pelas iniciativas do projeto são: Itaú e Bradesco; Phillips, Michelin e Votorantim; Goodyear, Souza Cruz, Vale, Even, Furnas/Eletrobras e Coca-Cola, com apoio do Sebrae e da Caixa Econômica Federal.

Sobre o CEBDS

O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) é uma associação civil, sem fins lucrativos, que reúne os mais expressivos e maiores grupos empresariais brasileiros, com o fim de promover o desenvolvimento sustentável no País. Fundada em 1997, a organização tem mais de 70 empresas associadas. Além disso, é a representante no Brasil do World Business Council for Sustainable Development (WSBCD), que conta com mais de 60 conselhos nacionais e regionais ao redor de 30 países no mundo.

In Press Porter Novelli

Consultora de Comunicação: Mariana Brenner – mariana.brenner@inpresspni.com.br. Tel: (21) 3723-8126/ (21) 9939-0325

Gerente de Atendimento: Renato Nassar – renato.nassar@inpresspni.com.br. Tel: (21) 3723-8110/

Mariana Brenner
In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação
Tel.: 55 21 – 3723-8126
mariana.brenner@inpresspni.com.br
www.inpresspni.com.br
Siga o nosso Twitter: @inpresspni