A importância da transparência da comunicação como impacto mercadológico

Uma comunicação mais transparente contribui para o crescimento sustentável das empresas. A transparência coloca a ética como principal aliado das ações das organizações. O greenwashing ou a propaganda verde devem ser banidos da comunicação. A comunicação transparente aumenta a confiança do consumidor e da sociedade. Este será um dos temas presentes nas palestras “Construções Sustentáveis – Tecnologia e Resultado” na FAAP.

Janeiro 2012. No dia 8 de fevereiro acontecerá na FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) o ciclo de palestras Construções Sustentáveis – Tecnologias e Resultado. Entre os temas tratados estão a importância do conhecimento tecnológico para a sustentabilidade, os projetos suportados por simulações e os impactos mercadológicos da comunicação transparente.

A comunicação transparente de empreendimentos faz parte do Projeto Irradiar, uma ferramenta criada pela agência Conversa Sustentável que busca engajar as partes interessadas e estabelecer políticas de comunicação alinhadas aos interesses dos diversos públicos. Ele será apresentado por sua idealizadora, a Mestre em Ciências Sociais e Relações Públicas Vivian Blaso. O projeto tem como missão avaliar as ameaças e oportunidades que poderão colocar em risco a viabilização, a execução e a operação de empreendimentos, levando em consideração os impactos socioambientais recorrentes aos seus processos. A partir de um diagnóstico, os profissionais qualificados mapeiam os fluxos informacionais e implantam canais sistematizados de comunicação com as partes envolvidas. O passo seguinte é conduzir os processos de comunicação com os fornecedores, funcionários, comunidade local, vizinhança, mídia, acionistas, sociedade civil, dentre outros.

“No contexto empresarial a sustentabilidade deveria ser mais que uma propaganda verde, uma linha de produtos, um trabalho filantrópico ou um gesto como plantar árvores para salvar o planeta; ela deve ser uma estratégia de gestão com ênfase nos aspectos sociais, econômicos, ambientais e culturais. O acesso e velocidade de informações proporcionaram aos consumidores atenção especial às empresas que devastam o meio ambiente natural, trabalham com mão de obra escrava ou infantil, que utilizam produtos tóxicos e prejudiciais à saúde, além de outras questões relacionadas à responsabilidade social”, afirma Vivian Blaso.

A metodologia do Irradiar está sustentada pelos conceitos de Comunicação Integrada, que é composta pelo mix Comunicação Institucional, Comunicação Interna e Comunicação Mercadológica. Neste sistema é necessário fazer um mapeamento dos públicos de interesse da organização e seus meios onde circula a informação. Em seguida, ações que visam estabelecer o diálogo entre as partes interessadas são planejadas, executadas e avaliadas constantemente.

“Hoje, uma empresa que não pensar em sustentabilidade deixará de ser competitiva, principalmente porque os consumidores já estão conscientes e exigentes. As organizações devem ter políticas de ações sustentáveis em todos os processos e só depois comunicar com transparência seus resultados. Isto tende a garantir um maior espaço no mercado competitivo e consequentemente a sobrevivência das empresas, bem como uma maior qualidade para os consumidores”, afirma a diretora da Conversa Sustentável.

Os interessados podem fazer a inscrição pelo telefone (11) 3662 7449. As palestras são gratuitas e as vagas são limitadas!

Local: FAAP São Paulo – Sede – R. Alagoas, 903 – Prédio 3 – Auditório 2 – Higienópolis/SP

Data: 8 de fevereiro de 2012 (quarta-feira)

Horário: 19h00

Entre os profissionais que ministrarão as palestras estão a Mestre Erika de Figueiredo, arquiteta pela Universidade Mackenzie e professora da FAAP, a Dra. Sasquia Obata, coordenadora do curso de Construção Sustentável da FAAP, engenheira civil e consultora do setor, e Vivian Blaso, Mestre em Ciências Sociais, Relações Públicas e professora da FAAP.