Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos leva tratamento de esgoto a 32 municípios paulistas

Convênio assinado pelo secretário Edson Giriboni prevê investimentos de R$ 12,1 milhões do Governo do Estado.

É a primeira fase do Programa Água é Vida que vai beneficiar 29 mil pessoas que vivem em comunidades isoladas
A partir de 2012, a Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo coloca em ação o Programa Água é Vida. O secretário Edson Giriboni firmou convênio com 32 prefeituras paulistas para levar água e esgotamento sanitário a localidades rurais de pequeno porte predominantemente ocupadas por populações de baixa renda.
Nesta primeira etapa, o programa será implantado em 32 municípios e 83 comunidades, no entanto, o programa instituído pelo decreto 57.479 de 1 de novembro de 2011, vislumbra atender cerca de 400 mil domicílios do estado até 2015. O investimento do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos somente nesse programa é de R$ 12,1 milhões, beneficiando 29 mil pessoas diretamente nesta primeira fase. A solução encontrada para resolver o problema do esgotamento sanitário em comunidades distantes dos centros urbanos é a implantação de unidades sanitárias individuais (USI).
“O Água é Vida é uma conquista da saúde, do saneamento, do meio ambiente. Toda família do Estado de São Paulo tem o direito de ter água e esgoto tratado. A família que mora em um bairro na zona rural do Vale do Ribeira tem o mesmo direito que uma família que mora em um bairro da capital. O nosso Estado vem sofrendo com o exôdo rural e ações como esta permitem que possamos começar a dar condições dignas de vida para quem mora nos locais mais distantes. É um grande passo para a universalização do saneamento no Estado de São Paulo”, afirma o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Edson Giriboni.
Segundo Giriboni, o programa Água é Vida começa nas regiões que tem os piores indicadores sociais do Estado e de grande extensão territorial. Os 32 municípios beneficiados nessa primeira etapa do projeto são da UGRHI-14 e 11: Alambari, Angatuba, Barão de Antonina, Campina do Monte Alegre, Capão Bonito, Coronel Macedo, Guapiara, Guareí, Itaberá, Itapetininga, Itapeva, Itaporanga, Nova Campina, Pilar do Sul, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, Riversul, São Miguel Arcanjo, Sarapuí, Taquarituba Apiaí, Barra do Turvo, Cajati, Eldorado, Itaoca, Itapirapuã Paulista, Juquiá, Miracatu, Pedro de Toledo, Registro, Ribeira e Tapiraí.

Informações
Ex-Libris Comunicação Integrada– Tel: (11) 3266-6088

Célia Moreno – r. 208 / 8932-8880

Gustavo Angimahtz – r. 222 / 7444-144