PUC-Rio é a universidade que mais atua pensando em sustentabilidade do Brasil

A PUC-Rio foi classificada como a instituição de ensino do Brasil que mais trabalha pensando no meio ambiente, de acordo com o Ranking Mundial GreenMetric. Na avaliação, a universidade aparece na 68ª posição. O resultado pode ser considerado excelente pelo aumento de universidades participantes no ano de 2011. A PUC-Rio foi a única brasileira a melhorar seu resultado e obter o primeiro lugar entre as quatro participantes do país. O GreenMetric é um ranking criado pela Universitas Indonesia (UI) para classificar universidades do mundo inteiro de acordo com o compromisso de cada uma com a sustentabilidade.

A iniciativa foi bem recebida por universidades do mundo todo. Em 2010, primeiro ano em que a pesquisa foi realizada, 95 instituições participaram. Em 2011, esse número subiu para 178, em 42 países. Este ano, a Universidade de Nottingham, na Inglaterra, ficou em primeiro lugar com 8033.54 pontos.

Os resultados são calculados a partir de dados online fornecidos pelas universidades. A metodologia de classificação exige que as instituições apresentem detalhes sobre uma série de indicadores de sustentabilidade e são organizadas em cinco categorias: Estatísticas Verdes, Energia e Mudanças Climáticas, Gestão de Resíduos, Uso de Água e Transportes. É preciso apresentar informações completas para todas as categorias para entrar no ranking.

O GreenMetric é agora utilizado como o principal critério para as universidades ao redor do mundo mostrarem que estão trabalhando sem deixar de pensar no meio ambiente.

Mais informações:

Monique Mansur

Assessoria de Imprensa PUC-Rio
Telefone: (21) 3527-1140
e-mail: assessoria.comunicar@puc-rio.br