Rede Amigos da Amazônia lança livro sobre consumo responsável da madeira a partir de ações do poder público

Publicação assinada por pesquisadores dos centros de estudo em sustentabilidade e administração pública e governo da FGV-EAESP aponta os desafios e possíveis alternativas para o consumo sustentável de madeira amazônica

São Paulo, 28 de novembro de 2011 – No dia 29 de novembro, a Rede Amigos da Amazônia, uma iniciativa do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (GVceapg) com apoio do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP), lança a publicação “Poder Público e Consumo de Madeira: desafios e alternativas para a gestão responsável da madeira amazônica”. O livro, que aponta experiências e caminhos para o consumo sustentável da madeira de origem amazônica, destaca o importante papel do poder público como regulador e comprador responsável de madeira nativa da Amazônia.

O evento de lançamento, gratuito e aberto ao público, acontece das 8h às 12h30, no Salão Nobre da Fundação Getulio Vargas (Rua Itapeva, 432, 4º andar) e será marcado por uma palestra magna ministrada por Samyra Crespo, da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente. O lançamento terá também palestras e debates com especialistas da área governamental para discutir alternativas para uma gestão pública mais responsável.

Entre os convidados estão Peter Spink, professor do Departamento de Gestão Pública da FGV-EAESP, que discutirá as perspectivas da inovação na gestão pública, além do vereador Beto Moesch, ex-secretário do Meio Ambiente de Porto Alegre (RS), Mauro Haddad, gerente do Programa Verde-Azul da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Thais Horta, coordenadora da Agenda Ambiental na Administração Pública do Município de São Paulo (A3P) e Jussara de Lima Carvalho, secretária de Meio Ambiente de Sorocaba (SP).

A publicação, assinada por pesquisadores dos dois centros de estudos da FGV-EAESP, traz experiências práticas em estudos de caso realizados com governos da cidade de Sorocaba (SP), Porto Alegre (RS), do Município de São Paulo e do Governo do Estado de São Paulo, todos membros da Rede Amigos da Amazônia. Cada caso estudado traz depoimentos de técnicos e gestores públicos, bem como exemplos de modelos de legislação, editais de compras e contratações públicas que envolvem madeira de origem amazônica.

Os estudos de caso apontam as diferentes abordagens e desafios enfrentados pelos gestores de cada governo para criar parâmetros e procedimentos nos mecanismos de compras, contratação, vistoria e fiscalização na gestão pública da madeira amazônica. “A obra tem o objetivo de municiar gestores públicos com ideias sobre como gerir de forma responsável os processos que envolvem a madeira amazônica, com destaque para as compras e contratações públicas, a fim de contribuir para a conservação da floresta”, destaca Malu Villela, uma das autoras do livro e coordenadora da Rede Amigos da Amazônia.

Além dos casos apresentados, o livro traz exemplos também de outros governos e movimentos internacionais, além de doze orientações práticas que visam motivar a reflexão sobre as principais questões que permeiam os procedimentos e a regulamentação da madeira nativa pelo setor público e apresentar ferramentas para que outros governos adotem a gestão responsável da madeira amazônica. São eles: adesão a uma rede; criação de um grupo de trabalho; formulação de uma legislação para compras sustentáveis; adoção de ferramentas para aumentar a eficiência das compras responsáveis; integração entre os setores; cadastramento de fornecedores; capacitações de servidores públicos e fornecedores; execução de uma obra piloto; eficiência nos processos de vistoria e fiscalização; criação de incentivos econômicos; elaboração de estratégias de comunicação e realização e participação em campanhas para disseminação e conscientização para o consumo sustentável.

“Poder Público e Consumo de Madeira” é uma publicação idealizada pela Rede Amigos da Amazônia com financiamento do GVPesquisa e da Comissão Europeia.

Serviço:
Lançamento “Poder Público e Consumo de Madeira: desafios e alternativas para a gestão responsável da madeira amazônica”
Data: 29 de novembro de 2011 (terça-feira), das 8h00 às 12h30.
Local: Salão Nobre da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP)
Rua Itapeva, 432, 4º andar (acesso também pela Avenida 9 de Julho, 2029)
Entrada franca e distribuição gratuita do livro

Sobre a Rede Amigos da Amazônia
A missão da Rede Amigos da Amazônia é ser um espaço de cooperação e construção de sinergias entre governos, empresas e sociedade civil, promovendo o aprendizado por meio do intercâmbio de experiências sobre ações e políticas de sustentabilidade na produção e no consumo de produtos florestais amazônicos.

Sobre a FGV-EAESP
Criada em 1954, a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) foi a primeira escola de administração fundada na América Latina e mantém uma longa tradição na formação de líderes na área empresarial, governamental e acadêmica. Conhecida como um dos centros acadêmicos de maior prestígio nas áreas de Negócios e Administração Pública, a Escola se caracteriza pelo constante desenvolvimento de pesquisas e estudos pioneiros e pela vanguarda do conhecimento aplicado, divulgados em publicações e projetos realizados em seus diversos Centros de Pesquisas. Nos últimos anos, vários programas de seu portfólio de cursos foram listados em diversos rankings nacionais e internacionais. A FGV-EAESP se destaca como a Melhor Escola de Negócios no Brasil, com nota máxima na avaliação do MEC e como a 1ª instituição da América Latina e uma das poucas no mundo a obter a tríplice acreditação internacional de qualidade de ensino, que inclui o reconhecimento das seguintes agências especializadas: AACSB, EFMD e AMBA.