Em vídeo inédito, Gisele Bündchen convida o mundo a agir pelas Florestas



Para marcar o Dia Mundial da Amazônia e o Ano Internacional das Florestas, a Embaixadora da Boa Vontade do PNUMA gravou um filme exclusivo sobre a importância desses sistemas de suporte à vida na Terra

A super modelo Gisele Bündchen aproveitou sua recente visita à Amazônia para registrar sua preocupação em chamar a atenção do mundo sobre o papel vital que as florestas exercem nas nossas vidas.

Em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a modelo gravou um vídeo exclusivo como forma de alertar sobre a necessidade de tomar uma atitude urgente para proteger as nossas vidas e a saúde do planeta.

A mensagem de conscientização foi captada em meio à imensidão da floresta Amazônica, região mágica da América Latina que serve de habitat para uma grande variedade de espécies interconectadas e interdependentes, incluindo seres humanos que dependem diretamente dos recursos florestais para a própria subsistência.

O material será lançado no YouTube da Gisele, no dia 5 de setembro, Dia Mundial da Amazônia.

Desafio pelas Floretas

Para propagar essa causa pela Internet, a modelo vai lançar o DESAFIO PELAS FLORESTAS. O objetivo é ampliar ao máximo o alcance da mensagem da Gisele por meio das redes sociais. Para tanto, os internautas serão incentivados a assistir e ajudar a espalhar o vídeo por meio do Twitter e Facebook.

No dia 5 de setembro, Gisele vai utilizar seu Perfil Oficial no Twitter e Página Oficial no Facebook para divulgar o filme. Todas as pessoas que retuitarem o Tweet e curtirem o post referentes ao vídeo, automaticamente participarão do sorteio de exemplares autografados pela Gisele da revista Vogue Brasil de julho — edição que não só teve a modelo na capa, mas que também foi dedicada à causa ambiental. Serão sorteadas duas revistas para quem participar da mobilização no Twitter e outras duas para os usuários do Facebook que curtirem o post.

Gisele: Embaixadora da Boa Vontade da ONU

Gisele, que sempre teve como uma de suas paixões o meio ambiente, viu a necessidade de tomar atitudes para proteção do Planeta em 2004, após uma visita à tribo indígena no Xingu/Amazônia, onde testemunhou os problemas enfrentados pela população local devido à poluição da água e ao desmatamento. Desde então, seu ativismo não parou mais. Há anos vem apoiando diversas causas socioambientais e usando sua voz para influenciar positivamente sobre a importância de tomar atitudes efetivas para a preservação do planeta.

Em 2009, seu esforço foi reconhecido pelas Nações Unidas, que a nomeou Embaixadora da Boa Vontade do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

2011: Ano Internacional das Florestas

A ONU declarou 2011 o Ano Internacional das Florestas com o objetivo de conscientizar sobre a necessidade pelo manejo sustentável, conservação e desenvolvimento de todos os tipos de florestas.

Florestas compõem os ecossitemas mais biodiversos da terra, sendo lar de mais da metade das espécies de animais e plantas terrestres. Além de exercer um papel importantíssimo no combate à mudança do clima, as florestas também fornecem abrigo, empregos e segurança para populações que dependem diretamente delas.

Todo ser humano precisa das florestas para sobreviver. O problema é que, mesmo com todos os benefícios ecológicos, econômicos e sociais, as florestas vêm sendo destruídas em um ritmo alarmante. É preciso uma mobilização urgente para protegê-las.

Acesse www.un.org/forests e www.unep.org/forests para saber mais.