Evento vai discutir a necessidade de incluir o desenvolvimento sustentável como disciplina acadêmica

NIMA/PUC-Rio representa o Brasil na Itália

De 23 a 27 de agosto, o Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente da PUC-Rio (NIMA) participa da Bellagio Conferece 2011, um encontro entre os 17 principais institutos de meio ambiente do mundo, realizado na Itália pelo Earth Institute Columbia University. O diretor do NIMA, Luiz Felipe Guanaes Rego, representará o núcleo e o Brasil na conferência, já que a PUC-Rio foi a única universidade brasileira convidada.

O Bellagio Conference se propõe a estabelecer uma aliança internacional entre os institutos para uma nova disciplina acadêmica: a de desenvolvimento sustentável. Entre as metas do evento estão a afirmação da importância e da necessidade de uma disciplina pautada no desenvolvimento sustentável; a elaboração de um consenso das propostas e dos objetivos da disciplina; a sua expansão para outras instituições acadêmicas internacionais; e a iniciação de um processo, com os objetivos definidos, de firmação de uma aliança internacional acadêmica para a sustentabilidade.

Guanaes ressaltou que a participação do NIMA no evento contribui para a internacionalização do núcleo. “É uma fantástica oportunidade que propiciará cooperação com outros centros de referência mundial em sustentabilidade, colaborando com a nossa missão de propiciar ações científicas e educacionais que favoreçam a solução da grave crise ambiental em que vivemos”.

Entre as universidades participantes destacam-se Columbia University, EUA; University of Stellenbosch, África do Sul; Oxford University, Reino Unido; Pontificia Universidad Católica de Chile; TERI University, Nova Deli; Nnamdi Azikiwe University, Nigéria; e University of Tokyo.

Mais Informações:

Mayara Benatti

Assessoria de Comunicação da PUC-Rio

assessoria.comunicar@puc-rio.br

3527-1140 ramal 2252