Itautec – Componentes de notebooks são 100% recicláveis

Entre todos os problemas que uma metrópole sofre está o lixo eletrônico. O que fazer com aquele celular ou computador que não funciona mais? A primeira ideia que vem a nossa cabeça e jogar na lixeira e deixar o serviço público cuidar disso. O problema é que esse material acaba indo parar em lixões onde não irão receber um tratamento adequado. Sem isso vão poluir o solo e podem causar muitos outros problemas, além, é claro, do esgotamento dos lixões. Equipamentos eletrônicos contém substâncias que podem ser tóxicas para ambiente. E também contém metais nobres que podem ser reaproveitados e demais componentes que podem ser reciclados como o plástico e o vidro, por exemplo.

O consumo de produtos eletrônicos vem crescendo a cada ano. Só para termos uma noção o número de computadores vendidos no Brasil cresceu em 23% no ano de 2010, segundo a ABINEE – Associação Brasileira da Industria Elétrica e Eletrônica. A pergunta que fica é qual será o destino dado aos computadores quando deixarem de funcionar?

Na nossa entrevista de hoje João Carlos Redondo, gerente de sustentabilidade da Itautec, nos mostra que 100% de um computador já pode ser reciclado. Mas para isso o consumidor deve fazer sua parte. Saiba mais sobre esta questão e sobre os componentes de um computador na entrevista.

Aproveite!