Lixo urbano e a normatização – Entrevista com a Target consultoria

No Sustentabilidade em vídeo dessa semana nossa conversa é com o Sr. Maurício Ferraz de Paiva, presidente da Target consultoria.

A Target é uma agência de informação tecnológica. Ela fornece informação técnica para a área industrial. Todos os produtos e serviços devem seguir normas. Seja um brinquedo, um eletrodoméstico ou um serviço de atendimento. Para que um mínimo de qualidade seja garantido, as normas devem ser seguidas.

No que tange a questão no lixo urbano, também. Para a construção e operacionalização de um aterro é necessário seguir normas técnicas para garantir que os lençóis freáticos, a população entorno e demais variáveis não sejam prejudicadas, ou para que esse prejuízo tenda a zero.

O cidadão deve ter o compromisso em dispor seu lixo de maneira correta, já a coleta e os demais tratamentos posteriores são políticas públicas. Mas a conscientização da população se faz necessária, pois nós somos quem devemos observar se as normas estão sendo cumpridas. Não só no lixo urbano. Todos os produtos e serviços devem seguir normas. Ao adquirir, e exigir, produtos e serviços dentro dos padrões de qualidade estamos garantindo a durabilidade e a correta produção. Conhecer e exigir nossos direitos são atos de cidadania.

Aproveite a entrevista!